Airbus A330 ex-Avianca Brasil decola com as cores da presidência francesa

Após dias de pintura e testes em solo, decolou hoje, 29 de outubro, o próximo avião presidencial francês, um jato que já voou na Avianca Brasil.

© Jean-Luc Bonnard

A informação foi divulgada com em primeira mão pelo AEROIN e pelo spotter Jean-Luc Bonnard (que também fotografou a aeronave) semanas atrás. O jato é o primeiro de dois que servirão à República Francesa, voando principalmente com o atual presidente Emmanuel Macron.

Na Avianca Brasil, o jato tinha a matrícula PR-OCG, sendo o segundo A330-200 recebido pela companhia direto da fábrica. O jato chegou a ficar estocando antes em Tarbes, já que a encomenda original da Avianca previa a entrega em 2015, mas devido à crise econômica no Brasil naquela época, seu recebimento foi postergado para 2017. Após o fim das operações da empresa, em 2019, o jato foi para a Bordeaux, onde ficou estocado até semanas atrás, antes de ser transladado novamente para Tarbes.

Durante o período da Avianca Brasil e até hoje, a aeronave esteve sob a responsabilidade da Synergy Aerospace com a matrícula N203SA. A Synergy parte do grupo dos irmãos Efromovich, que controlavam tanto a divisão brasileira da Avianca, como a colombiana.

Trajetória do primeiro voo © FlightAware

Hoje, o jato fez o primeiro voo em Tarbes já com a pintura nova, embora ainda com a matrícula N203SA. A expectativa é que nas próximas semanas o outro A330, de registro N204SA (ex-PR-OCX), e que foi o primeiro A330 de passageiros recebido pela Avianca Brasil, decole também com a pintura presidencial francesa.

Ambos os jatos irão substituir os A340-200 que já estão no final da sua vida útil na Armée de L’Air (Força Aérea Francesa).

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Com voos de demonstração, carro voador e os principais nomes do...

0
Nesta quinta edição, serão 90 marcas expositoras e o evento promete apresentar as novidades do setor, como uma aeronave eVTOL.