Tripulantes ficam sem ar durante voo e pilotos descem com Fokker 100 em emergência

Fokker 100 da Virgin Australia semelhante ao envolvido na ocorrência – Imagem: Ev Brown, CC BY 2.0, via Flickr

Tripulantes de um voo de passageiros sentiram-se mal por conta de falta de oxigênio, fazendo com que os pilotos precisassem descer a aeronave rapidamente. O incidente ocorreu no último dia 27 de dezembro com o Fokker 100 de matrícula  VH-FNU, da companhia aérea Virgin Australia, que estava realizando o voo doméstico VA-1896, de Newman para Perth.

Conforme relata o The Aviation Herald, a aeronave estava com 7 passageiros e 5 tripulantes voando a 34 mil pés (cerca de 10,36 km) de altitude quando um comissário de bordo sentiu-se mal, precisando de auxílio de um cilindro portátil de oxigênio e ficando incapacitado de suas funções.

A aeronave ainda subiu para 35 mil pés (cerca de 10,67 km) seguindo seu plano de voo, mas, em seguida, outros dois comissários também se sentiram mal, suspeitando se tratar de hipóxia. Ao mesmo tempo, o copiloto do voo ficou atordoado e com uma leve náusea.

Diante da situação, os pilotos colocaram as máscaras de oxigênio e iniciaram uma descida de emergência para 10 mil pés (cerca de 3,05 km) de altitude. Lembrando que, diante de uma falha de pressurização, os pilotos são treinados para imediatamente descerem a aeronave para uma altitude em que haja maior conforto ao corpo humano em relação à atmosfera externa.

Trajetória da aeronave envolvida no incidente – Imagem: RadarBox

Como se pode observar nos dados acima, obtidos através da plataforma RadarBox, a aeronave seguiu para Perth mantendo a altitude, onde realizou um pouso sem intercorrências.

O primeiro comissário de bordo que ficou incapacitado foi levado para um hospital. A aeronave permaneceu em solo por 3 dias e 16 horas antes de retornar ao serviço. O Australian Transport Safety Bureau (ATSB) abriu uma investigação sobre a ocorrência com conclusão prevista para o 3º trimestre de 2022.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Airbus, Turkish, RR e empresas aeroespaciais turcas lançam programa para ampliar...

0
O STEP visa impulsionar o crescimento da indústria aeroespacial turca ao longo dos próximos 15 anos, alinhando-se com os objetivos de