Avião desce 11 mil metros em 7 minutos após pilotos serem alertados de problema grave

No dia 3 de Janeiro, uma aeronave Boeing B737-800 da Ryanair fez um pouso de emergência em Brest, França, após os pilotos receberem um alerta de fogo a bordo. A aeronave chegou a ficar quase meia hora parada na pista do aeroporto francês até ser removida.

O incidente foi registrado durante o voo noturno RYR-4052, que parte de Manchester e tem Faro, em Portugal, como seu destino final. Naquele dia, a rota era operada com o Boeing de matrícula EI-EFY.

Segundo relatos da mídia internacional, o alarme teria sido dado pelo computador da aeronave quando ela estava sobre o Canal da Inglaterra. Quase que imediatamente após o alerta, os pilotos iniciaram a descida.

Entre as 19h14 e 19h21, a aeronave desceu do nível de voo FL410 para 7.000 pés, ou seja, desceu 34 mil pés (cerca de 11 km) em apenas 7 minutos, enquanto se aproximava para o pouso em Brest. A plataforma de rastreamento de voos RadarBox registrou a mudança rápida na altitude do voo, como mostra a imagem abaixo.

Depois disso, a aeronave fez uma aproximação para Brest, concluída com um pouso seguro na pista 25L, onde parou e foi recebida pelos bombeiros do aeroporto. A ação foi registrada em vídeo e compartilhada em redes sociais (abaixo).

Cerca de 25 minutos após o pouso, a aeronave desocupou a área e parou na pista de taxiamento paralela, onde os passageiros desembarcaram e foram transferidos para o terminal. Mais tarde, na mesma noite, eles foram alocados em outra aeronave e levados ao seu destino final em Portugal.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias