Mais superjumbos Airbus A380 estão voltando aos céus com demanda aquecida da BA

Foto: BA

Por conta do aumento na demanda por viagens partindo do Reino Unido, a companhia aérea local, British Airways (BA), vai reativar mais unidades do seu superjumbo Airbus A380, que serão empregados, principalmente, em ligações com os Estados Unidos e Canadá. No total, a BA possui 12 A380, quase todos eles já retirados do armazenamento, mas nem todos voando em sua malha regular.

A empresa havia retirado seus A380 dos voos ainda no início da pandemia, quando a demanda despencou. O aquecimento na demanda por voos se deve, sobretudo, pela aproximação das férias de verão no hemisfério norte.

Em maio, a BA voava com o A380 em cinco rotas, ligando Londres a Dubai, San Francisco, Miami, Boston e Washington. Por sua vez, até agosto serão oito destinos (sai Dubai e entram Vancouver, Dallas, Chicago e Joanesburgo). Até lá, todos os 12 gigantes A380 estarão reativados.

A British Airways é atualmente a única operadora europeia do superjumbo na Europa porque a Lufthansa ainda não decidiu se vai reativar sua frota de A380 (embora tenha sinalizado que deve fazê-lo para compensar os atrasos da Boeing com o 777X) e a Air France já aposentou todas as suas unidades.

O A380, no entanto, ainda está forte no Oriente Médio, tendo na Emirates seu principal operador, com um total de 118 agora em sua frota e mais da metade em serviço ativo. A Qatar Airways também devolveu seus A380 aos céus, enquanto a Etihad Airways ainda está decidindo se deve reativar seus superjumbos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias