Terceiro prototipo do Airbus A321 XLR sai da linha de montagem na Alemanha

O terceiro protótipo do modelo Airbus A321 XLR saiu da linha de montagem em Hamburgo (Alemanha), nesta semana. A aeronave é a mais nova aposta da fabricante europeia para consolidar sua posição num segmento em que não tem concorrente, o de voos de longa distância com aviões de um corredor.

Uma primeira foto da aeronave, ainda sem pintura, foi compartilhada nas redes sociais pelo fotógrafo Tobias Gudat (abaixo, esperar carregamento).

Em 15 de junho, o primeiro protótipo do A321XLR (msn 11.000) voou pela primeira vez para dar início a uma bateria de testes de voo que deve culminar em 2023, quando a Airbus prevê obter a certificação de tipo para o modelo. A primeira entrega e entrada em serviço comercial estão previstas para 2024.

Ao longo do período de testes, serão três protótipos voando pela Europa, sendo os outros dois de MSN 11.000 e 11.058.

O A321 XLR tem um corredor e capacidade para 244 passageiros, sendo totalmente construído tendo o A321neo como base, exceto pelo fato de contar com um tanque extra de combustível, que lhe confere essa autonomia extra, podendo chegar a 8.700 km.

Essa variante foi lançada pela Airbus no Paris Air Show de maio de 2019 e não conta com um concorrente de mesma classe. Já vendeu quase 500 unidades para empresas como Middle East Airlines (cliente lançadora), American Airlines, Iberia, Aer Lingus e Air Canada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias