Sindicato ameaça ir à justiça se Latam não publicar a escala de voos dos tripulantes

Por meio de uma nota, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informou que encaminhou ofício à Latam Airlines Brasil exigindo que a empresa publique imediatamente a escala dos tripulantes.

“A Latam vem descumprindo reiteradamente a CCT da aviação regular e a Lei do Aeronauta, não publicando a escala com antecedência mínima de cinco dias. O SNA exige que a empresa faça cumprir o que está previsto na legislação, reforçando que as devidas medidas judiciais cabíveis serão tomadas”, disse o Sindicato.

O ofício pode ser lido na íntegra em https://bit.ly/3KDsqhq. O SNA diz que, em diversos meses dos anos de 2021, 2022 e já neste mês de 2023, a empresa não publicou a escala mensal dos tripulantes com antecedência mínima de 5 (cinco) dias.

Conforme o SNA, o conhecimento antecipado da escala de serviço é capaz de propiciar aos aeronautas a ciência das atividades laborais, bem como o planejamento das atividades do convívio social e familiar, inclusive em observância ao direito à desconexão.

Nota da Latam

Sobre a nota publicada em 24 de fevereiro de 2023, a LATAM Airlines Brasil afirma que conduz suas operações em conformidade com a Lei 13.475 e com o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil 117 EMENDA nº 00, ambos relacionados à jornada e/ou escala de trabalho dos tripulantes.

 A companhia esclarece que, excepcionalmente em fevereiro, registrou um problema sistêmico que resultou no atraso da publicação das escalas de alguns grupos de tripulantes, questão que já foi normalizada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias