SNA alerta para risco baloeiro após incidentes graves com balões no Aeroporto Santos Dumont

Imagem: Divisão de Operações do ICA / DECEA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) emitiu uma nota nesta segunda-feira reforçando o alerta para o risco baloeiro e chamando a atenção para a gravidade desse problema. No último domingo (14) mais um incidente envolvendo balões foi registrado no aeroporto Santos Dumont.

Um desses artefatos caiu sobre uma aeronave da Azul Linhas Aéreas e pegou fogo. Não houve danos e ninguém ficou ferido, mas poderia ter ocorrido uma tragédia, já que no momento da queda do balão, o avião estava abastecendo.

É o segundo episódio desse tipo que acontece no Santos Dumont no intervalo de uma semana. Também houve uma ocorrência em Viracopos no dia 7 de abril.

“O SNA pede que os pilotos reportem todos os avistamentos, para que as autoridades responsáveis tenham base de dados para tentar fazer um controle e, como medida de contingência, recomendamos a suspensão das operações no aeroporto e o fechamento do espaço aéreo nos locais onde houver avistamento”, diz o Sindicato.

Os reportes podem ser feitos no site do Cenipa através do link: https://sistema.cenipa.fab.mil.br/cenipa/baloeiro/index

Também podem reportar através do site do SNA, por meio de Relprev: https://aeronautas.org.br/relatorio-de-prevencao/

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até