A-10 “Warthog” implantado pela primeira vez na América do Sul para exercício no Peru

Foto: USAF

Como parte do exercício Patriot Fury, quatro A-10 Thunderbolt II (também conhecido como “Warthog”), da Reserva da Força Aérea dos Estados Unidos, com sede na Base Aérea de Davis-Monthan, foram destacados para a base Chiclayo, no Peru, a partir da qual realizarão missões junto com os Su-25 e KT-1P da Força Aérea Peruana.

O exercício Patriot Fury é uma das muitas atividades enquadradas no grande Exercício Resolute Sentinel 23, que tem o Peru como país sede e no qual delegações das Forças Armadas dos Estados Unidos , Chile , Colômbia , Brasil , Equador , Uruguai , Panamá e o Reino Unido .

Organizado pelo Comando Sul da Força Aérea dos Estados Unidos, o exercício busca melhorar a interoperabilidade com as Forças Armadas dos países da América Latina e Caribe .

O Patriot Fury é um exercício de integração que visa o desenvolvimento de operações combinadas e troca de informações, bem como o aprimoramento das Táticas e Procedimentos Técnicos (TTP’s) em operações de Apoio Aéreo Aproximado (CAP), entre os efetivos do A-10 de a USAF e a dos Su-25 “Frogfoot” e KT-1P “Torito” da FAP .

A participação dos A-10 nesses exercícios no Peru tornou-se um marco histórico, já que o “Warthog” nunca havia sido implantado em uma missão no continente sul-americano, como detalha o Aviacionline.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias