A380 completa 1 ano de operações em GRU com sucesso absoluto!

Exatamente 1 ano atrás, na data de 26/03/2017, tocava a pista do GRU Airport o primeiro voo regular de um Airbus A380 no Brasil. Naquele momento, nos bate-papos do meio aeronáutico e, principalmente, nas redes sociais, maiores eram as dúvidas do que as certezas sobre a possibilidade de sucesso de uma operação da Emirates Airlines com o “Superjumbo” no então cambaleante cenário político-econômico do país.




Entretanto, a Emirates sabia exatamente o passo que estava dando. Por dois motivos principais. Um deles, o chamado “efeito A380”. Sim! Por mais absurdo que pareça, a companhia árabe já tinha experiência suficiente com inúmeras estreias do gigante em novos mercados para saber que, obrigatoriamente, colocá-lo em uma rota significa aumentar a demanda da rota. Simplesmente porque as pessoas querem voar no A380!

E o outro motivo? Não por coincidência, a confirmação da inclusão do A380 na rota entre Dubai e Guarulhos se deu exatamente no momento em que uma concorrente direta, a Etihad, ensaiava sua saída do mercado árabe-brasileiro devido a baixas taxas de ocupação em seus voos. E conforme divulgamos em um estudo exclusivo do AeroIN, a taxa de ocupação dos voos da Emirates, então executados com o Boeing 777, associada à possível migração de certa parcela dos passageiros da concorrente, resultaria em ocupações que poderiam chegar aos 90% nas operações do A380.

Dito e feito! Conforme declarações recentes do vice-presidente sênior da divisão Oeste de operações da Emirates, Hubert Frach, a oferta adicional de 950 assentos semanais com a entrada do A380 foi muito bem absorvida. Inclusive desde dezembro de 2017 houve a troca do A380 com configuração de 489 passageiros pelo de configuração de 515 passageiros. Do início da operação até hoje foram transportados incríveis 274 mil passageiros! Hoje, os voos da companhia no país – incluindo os do Rio de Janeiro que prosseguem até Buenos Aires – possuem ocupações superiores a 80%, acima da média geral de todos os destinos da Emirates.




E as operações da rota Dubai-Guarulhos vão tão bem que a Emirates já solicitou e recebeu aprovação da ANAC para cinco novas frequências semanais, que serão realizadas com o Boeing 777-200 com capacidade para 302 passageiros e prosseguirão até Santiago do Chile. A companhia recentemente divulgou a atualização do interior de seus 777-200 em um investimento de US$ 150 milhões de dólares.

Caso queira relembrar como foi a chegada do primeiro A380 em voos regulares ao Brasil, bem como rever todos os detalhes do seu luxuoso interior, confira nossa exclusiva matéria clicando no link Todos os ângulos do gigante Airbus A380 da Emirates!

Primeira Classe do A380 da Emirates.
No andar superior, no fundo do avião, um bar completo!
Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias