Aberta investigação como incidente grave uma falha de geradores de Airbus A319 e abertura da RAT

Foto ilustrativa de uma RAT estendida em um A320, modelo semelhante ao A319

Nesta semana, foi publicada a informação de uma investigação pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) sobre uma ocorrência aeronáutica registrada há mais de dois meses, em 10 de novembro de 2023.

Segundo as informações compartilhadas pelo The Aviation Herald, na última sexta-feira, 12 de janeiro, o NTSB informou que classificou como incidente grave a ocorrência na qual a RAT (RAM Air Turbine, ou Turbina de Ar RAM) de um Airbus A319 foi estendida após a falha de ambos os geradores elétricos do jato.

A RAT é o último recurso de geração de eletricidade para a aeronave quando ela deixa de receber a energia gerada: pelos geradores a partir do funcionamento do motor; ou pela unidade de energia auxiliar (APU – Auxiliary Power Unity); ou pelas baterias.

O sistema faz parte do modo de configuração de emergência elétrica. Ao ser estendida para fora na parte inferior da fuselagem, a RAT é acionada por uma hélice exposta ao fluxo de ar, funcionando assim como um gerador eólico.

Conforme o relatório inicial, o avião envolvido foi o A319 de matrícula D-AIBG, operado pela alemã Lufthansa, quando estava realizando o voo LH-986 de Frankfurt/Main, na Alemanha, para Amsterdã, na Holanda.

O jato estava descendo em direção a Amsterdã quando a tripulação declarou “Mayday” (emergência que requer atenção imediata e prioridade de pouso), relatando que ambos os geradores haviam falhado e que a RAT havia sido acionada, mas que ambos os motores estavam funcionando.

Os geradores foram recuperados ainda em voo e a aeronave foi posicionada para aproximação por instrumentos à pista 27, pousando em segurança e taxiando até o pátio.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias