Início Acidentes e Incidentes

Homem que morreu após entrar em motor de avião ainda entrou na pista para tentar parar uma decolagem

Avião da Delta no qual o homem foi encontrado no motor – Imagem: Reprodução / Redes Sociais

No início deste mês, o AEROIN apresentou o estranho caso de um homem que foi encontrado dentro do motor de um avião que estava prestes a partir do Aeroporto de Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Na ocasião, registrada na noite do dia 1º de janeiro, por volta das 21h52, um gerente de uma loja na sala de embarque do terminal alertou a segurança do aeroporto sobre uma perturbação envolvendo um passageiro, que acessou o pátio por uma porta de saída de emergência de uma ponte de embarque.

Por volta das 22h10, os policiais e os funcionários das Operações Aeroportuárias encontraram o homem no motor de uma aeronave parada na área de descongelamento (de-ice, ou degelo), local que fica logo ao lado da pista, para que os aviões possam acionar os motores e decolar rapidamente antes que mais gelo se forme ou neve se acumule.

Foi feita uma tentativa para reanimar o homem, mas a morte foi constatada no local. Logo depois, a área foi isolada e os passageiros foram desembarcados.

E nesta semana, novos detalhes da situação se tornaram conhecidos, a partir da divulgação das comunicações de outro avião com a Torre de Controle do aeroporto naquela noite, mostrando que o homem ainda chegou a ir até a pista, para tentar parar uma decolagem, antes de se dirigir ao avião parado na área de degelo.

O vídeo a seguir permite acompanhar as comunicações e, abaixo da gravação, leia mais detalhes sobre a situação (Obs.: é possível utilizar as configurações no canto do vídeo para adicionar legenda e, em seguida, para acionar a tradução automática da legenda para português).

Como foi possível ouvir nas cenas acima, o voo DL-1505, realizado por um Airbus A321 de Delta Air Lines, decolou da pista 34L de Salt Lake City às 22h02, exatamente no meio do intervalo de tempo entre o aviso sobre a fuga do passageiro e a sua descoberta nas proximidades da pista.

Durante o início da corrida de decolagem, um dos pilotos avisou ao controlador de tráfego aéreo: “Torre, é o Delta 1505, tinha um homem correndo na pista…copiado?”

O controlador confirmou o recebimento da informação e perguntou se os pilotos estavam abortando a decolagem ou continuariam a partida, recebendo em resposta a confirmação de que eles estavam seguindo com a decolagem.

Em seguida, o controlador solicitou que outro avião, que chegava para pouso, trocasse sua aproximação da pista 34L para a 34R, devido ao reporte de uma pessoa na pista 34L.

Na mensagem seguinte, de volta em contato aos pilotos do voo 1505, o controlador pediu a confirmação sobre em qual ponto da pista eles tinham visto o homem. O piloto respondeu: “Aguarde, vamos olhar a carta aqui”. E logo completou: “Eu diria que estava logo à esquerda de linha de centro, próximo à interseção A3, ou A4 provavelmente”.

O controlador agradeceu e ainda pediu a confirmação de que eles realmente viram a pessoa na pista, e o piloto respondeu: “Na pista e agitando seus braços, com o que parecia ser uma roupa de segurança amarela”.

Depois, ao ser passado para a próxima frequência do controle de tráfego aéreo de saída, o piloto solicitou para que fosse repassada a informação para eles caso algo fosse descoberto sobre a situação.

Na sequência, o vídeo mostra as comunicações entre o controlador e a equipe de operações de solo que foi deslocada até a pista para verificação. Por fim, o controle de tráfego aéreo de saída informa aos pilotos do voo 1505: “Parece que eles encontraram alguém na área de descongelamento. Parece que eles estão lá agora”.

O homem morto era Kyler Efinger, de 30 anos. Em entrevista à Fox13 News, seu pai disse que o filho lutou contra distúrbio de saúde mental por quase uma década. Judd Efinger disse que a família não tem certeza do que aconteceu para te levado seu filho a violar várias medidas de segurança antes de morrer. Ele disse que Kyler estava bem na semana anterior, quando a família se reuniu para o Natal. A causa da morte ainda não foi determinada.

Para ler novamente os detalhes completos da ocorrência naquele dia, clique aqui ou no título disponibilizado a seguir.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.