Aberta investigação de Incidente Grave após Boeing 737 fazer um “pouso longo”

No destaque em amarelo, a zona de toque, demarcada pelas faixas brancas pintadas na pista – Imagem: Google Maps, via FlightRadar24

O Serviço de Segurança do Transporte da Austrália (ATSB) informou nesta semana que iniciou uma investigação sobre um “pouso longo”, envolvendo uma aeronave Boeing 737 no Aeroporto de Gold Coast, em Queensland, em 24 de janeiro de 2023.

De acordo com o relato inicial do ATSB, que classifica a ocorrência como Incidente Grave, os pilotos não conseguiram avistar as marcas de zona de pouso da pista ao pousar pela cabeceira 32 em más condições meteorológicas. A aeronave foi pousada sem intercorrências, porém, o toque das rodas com o solo ocorreu além da área prevista, caracterizando o incidente chamado de “pouso longo”.

A investigação foi aberta agora porque apenas neste início de abril a empresa aérea forneceu ao ATSB uma cópia de seu relatório de investigação de segurança, que forneceu informações adicionais sobre o incidente. Após obter essas informações, o ATSB decidiu investigar a ocorrência.

A aeronave é a registrada sob a matrícula VH-YQM, um Boeing 737-800 operado pela companhia Virgin Australia.

Boeing 737-800 da Virgin Australia, semelhante ao envolvido – Imagem: Bidgee / CC BY-SA 3.0 AU, via Wikimedia Commons

Como parte da investigação, o ATSB examinará as circunstâncias que levaram ao pouso longo e determinará os fatores contribuintes. A investigação incluirá entrevistar aos pilotos e outras pessoas relevantes, examinar os dados registrados disponíveis, obter informações meteorológicas, revisar os procedimentos relevantes e coletar outras evidências conforme necessário.

Um relatório final será publicado na conclusão da investigação. Se um problema crítico de segurança for identificado a qualquer momento durante a investigação, o ATSB notificará imediatamente os operadores e reguladores para que ações de segurança apropriadas e oportunas possam ser tomadas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias