Acontece na Câmara o debate sobre a parceria acionária do Brasil na TAP Air Portugal

Airbus A330 da TAP Air Portugal – Imagem: João Carlos Medau / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Nesta quarta-feira (13), a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados discute a possibilidade de uma parceria acionária entre o Brasil e a TAP Air Portugal. Atualmente, a TAP é uma empresa estatal, mas o governo português tem intenções de privatizá-la. O deputado Washington Quaquá (PT-RJ) solicitou o debate.

A intenção por trás dessa parceria é estabelecer um hub internacional nos aeroportos Galeão e de Lisboa, facilitando voos entre o Brasil, Portugal, Europa, África e América Latina. “Temos o objetivo de contribuir para a melhoria do transporte aéreo de passageiros e para a infraestrutura aeroportuária brasileira“, afirma Quaquá.

O deputado, que é membro da Comissão Executiva Nacional do PT, como vice-presidente nacional do partido, já havia comentado sobre o assunto em junho, quando a então Ministra do Turismo, Daniela Carneiro, havia apresentado os planos da Pasta sobre o setor aéreo brasileiro.

Na época, o parlamentar sugeriu uma forma de estimular o turismo externo por meio da revitalização do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Ele então sugere a compra da empresa aérea estatal TAP Air Portugal pelo Brasil e uma parceria com Portugal.

Em junho, o deputado convidou o embaixador português, bem como representantes da TAP no Brasil para firmarem uma parceria e a futura compra da companhia, assim, criando um hub de transporte aéreo no Rio de Janeiro. Segundo o deputado, essa seria uma das formas para resolver o “problema do Galeão”.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Já está autorizada a vinda ao Brasil do avião Airbus A320neo...

0
A aeronave é batizada de “Pateta nas nuvens” e vai se juntar aos outros quatro aviões temáticos da “Frota Mais Mágica do Mundo”.