Aconteceu de novo: Homem dribla segurança e embarca em voo para os EUA sem passagem ou passaporte

Imagem: Clément Alloing, via Flickr

Um homem está foragido após conseguir embarcar de maneira clandestina em um voo da British Airways de Londres para Nova York, sem passagem ou passaporte. Craig Sturt foi acusado de numerosas infrações relacionadas à aviação, incluindo embarque sem permissão e obtenção de serviços por meio de fraude. No entanto, após ser liberado sob fiança, Sturt desapareceu e a polícia ainda não conseguiu localizá-lo.

De acordo com fontes da imprensa britânica, Sturt conseguiu se infiltrar no voo em 23 de dezembro de 2023, driblando as medidas de segurança que deveriam impedir a entrada de passageiros clandestinos. Apesar de passar pelos protocolos de segurança comuns, ele conseguiu chegar ao avião sem uma passagem e embarcou em um ônibus até a aeronave junto a uma multidão de outros passageiros que queriam chegar a Nova York a tempo para o Natal.

O voo estava completamente lotado, portanto, deveria ter sido imediatamente óbvio que Sturt não deveria estar a bordo. No entanto, vários passageiros perderam o voo, resultando em assentos desocupados. A tripulação da cabine não percebeu que Sturt não estava autorizado a estar a bordo do avião e apenas quando ele tentou entrar nos Estados Unidos é que os oficiais da Alfândega e Proteção de Fronteiras perceberam que ele era um clandestino.

Sturt não foi formalmente acusado nos Estados Unidos, mas foi deportado de volta ao Reino Unido em um voo fretado, que chegou na véspera de Natal. Ele foi imediatamente preso e, posteriormente, acusado, mas desde então não compareceu ao tribunal e um mandado de prisão foi emitido.

Relatos da mídia britânica indicam que o Secretário do Interior, James Cleverly, está demandando explicações sobre como Sturt conseguiu se infiltrar no voo da British Airways em primeiro lugar.

Incidentes similares, entretanto, já aconteceram anteriormente. Em novembro passado, um russo conseguiu embarcar clandestinamente em um voo da SAS Airlines de Copenhague para Los Angeles. Sergey Vladimirovich Ochigava só foi descoberto quando tentou apresentar-se aos oficiais da alfândega alegando ter esquecido o passaporte na aeronave.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o