Pela primeira vez, um aeroporto Europeu permitirá que 3 aeronaves pousem e decolem ao mesmo tempo

Em um passo pioneiro na Europa, a Turquia está se preparando para instalar um sistema no Aeroporto de Istambul que permite que três aeronaves aterrissem e decolem simultaneamente de forma independente.

O Ministro dos Transportes e Infra-estrutura, Abdulkadir Uraloğlu, afirmou que estão trabalhando desde 2022 na implementação do projeto “Operações Independentes Triplas e Paralelas Simultâneas na Pista (Operações TRO Triple RWY)”.

Através desta, o Aeroporto de Istambul será capaz de realizar três pousos e decolagens ao mesmo tempo. De acordo com o relatório da Organização Europeia de Segurança da Navegação Aérea (Eurocontrol), o aeroporto é atualmente o aeroporto mais movimentado da Europa, com uma média de 1.309 voos por dia entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Uraloğlu destacou que o Aeroporto de Istambul é de extrema importância para a Turquia e que a implementação do projeto fortalecerá ainda mais sua posição. Ele acrescentou que a implementação deste sistema, que até agora só existia nos EUA, marcará a Turquia como o primeiro país na Europa a adotar tal operação, alinhando-se com a ambição do país de se posicionar como um líder em infraestrutura e serviços de aviação.

Uralouğu ainda destacou que com a aplicação desse sistema, o fluxo de tráfego aéreo no Aeroporto de Istambul será assegurado de maneira segura e rápida. O estudo de análise de segurança da aplicação foi iniciado pela Diretoria Geral de Autoridade de Aeroportos do Estado em conjunto com a Agência Eurocontrol, e a previsão é que seja concluído ainda este ano.

Na fase atual de desenvolvimento, o Aeroporto de Istambul tem a capacidade de atender 90 milhões de passageiros por ano. No entanto, o aeroporto terá potencial para atender 200 milhões de passageiros após a conclusão de todas as quatro fases planejadas de construção e expansão do aeroporto esperadas para serem concluídas até 2028.

Uraloğlu ainda informou que, atualmente, a Turkish Airlines ocupa cerca de 80% do tráfego aéreo no Aeroporto de Istambul. O objetivo é aumentar a diversidade no aeroporto ao atrair outras companhias aéreas.

Na conferência de imprensa de 2024, Selahattin Bilgen, o vice-CEO da IGA, mostrou-se otimista sobre os futuros planos de crescimento do aeroporto. Ele anunciou que durante 2023, o aeroporto recebeu um investimento de aproximadamente 172 milhões de dólares, enquanto para 2024 está previsto um investimento total de cerca de 656,6 milhões de euros, sendo 331,2 milhões de euros alocados para a construção das pistas Leste-Oeste e Norte-Sul.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias