Administração do Aeroporto de Goiânia emite alerta para os riscos de queimadas

O Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva (GYN), administrado pela CCR Aeroportos, emite um alerta à população neste período de seca e altas temperaturas, época em que as queimadas aumentam. Somente nos primeiros dias de agosto, mais de cinco ocorrências de incêndios no sítio aeroportuário foram registradas.

Quando ocorrem incêndios, a fumaça pode prejudicar a visibilidade do piloto, dificultando a aterrissagem e a decolagem seguras das aeronaves, colocando em perigo os passageiros a bordo. Existe também o risco de o fogo se alastrar pelas instalações do aeroporto e atingir o posto de abastecimento de combustível.

“O aeroporto está situado em uma área com muita vegetação. Por essa razão, pedimos a todos que tenham um cuidado extra e evitem ações que possam causar incêndios, como queimar lixo ou jogar bitucas de cigarro, que podem criar faíscas e causar incêndios. Isso afeta a segurança de todos, incluindo as operações do aeroporto e dos passageiros”, ressalta Tássia Fráguas, gerente do Aeroporto Internacional de Goiânia.

Na última segunda-feira, 14, equipes do aeroporto constataram um incêndio na vegetação dentro do sítio aeroportuário, próximo à cerca operacional e aos hangares. A seção de combate a incêndios do aeroporto agiu rapidamente para controlar as chamas, contando também com o apoio do Corpo de Bombeiros, que enviou mais equipes para o local. O incêndio durou cerca de 4 horas, sem impactar as operações.

“Foi uma situação preocupante. Empregamos todos os esforços para conter o incêndio, mas o que teve um desfecho tranquilo poderia ter representado um perigo maior, além de prejudicar as operações do aeroporto e causar transtornos aos passageiros”, afirma Tássia.

De acordo com o Art. 261 do Código Penal, que trata de expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar atos com a intenção de impedir ou dificultar a navegação marítima, fluvial ou aérea: a pena é de reclusão de dois a cinco anos.

Além de ajudar o meio ambiente, garantir a segurança aeroportuária é um dos objetivos da CCR Aeroportos. Quando todos colaboram, conseguimos proporcionar um lugar mais seguro para voar e também para a natureza.

Informações da CCR Aeroportos

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias