Pilotos são alertados a não efetuarem manobras usando os motores do avião no pátio de Guarulhos

Aeroporto Guarulhos GRU Aiport
Imagem: Portal da Copa / CC BY 3.0 BR

O departamento de Safety da GRU Airport, administradora do Aeroporto Internacional de Guarulhos, emitiu um Alerta de Segurança Operacional (ASO) após uma aeronave realizar uma manobra errônea por meios próprios no pátio, com o objetivo de corrigir a posição de estacionamento instruída aos pilotos.

A administradora do aeroporto afirmou que não houve danos ou lesões, mas reforçou que a manobra em questão é proibida por causa do risco de “jet blast”.

A empresa destacou ainda que existe uma CAOp (Carta de Apoio Operacional) entre a TWR-GR (Torre de Controle) e a GRU Airport que traz as regras de movimentação de aeronaves além de outras premissas, proibindo esse tipo de manobra.

Desta forma, a GRU Airport orientou os pilotos que não façam nenhum tipo de manobra sem a prévia comunicação e autorização da TWR-GR.

Leia o ASO (em português): https://tinyurl.com/45kzusbp

As informações foram compartilhadas pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA)

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias