Aérea caribenha começa operar o ATR 42, que vai substituir os Embraer 120 em certas rotas

ATR 42-500 – Imagem: interCaribbean Airways

A interCaribbean Airways, companhia aérea regional caribenha, iniciou suas operações regulares no início de janeiro com seu primeiro ATR 42-500, registrado sob a matrícula VQ-THM e que recebeu o nome de “Comandante Hugo M“, em homenagem a um membro da empresa.

De acordo com o Aviacionline, a entrada do novo modelo na frota aumentará em 60% a capacidade de assentos, substituindo o Embraer 120 de 30 lugares nas rotas de maior demanda. No entanto, a empresa descarta a retirada de seus Embraer 120, pois estuda a possibilidade de convertê-los em cargueiros para alimentar a malha de cargas do Caribe.

O ATR 42 foi implantado pela primeira vez em voos domésticos nas Ilhas Turks e Caicos, conectando Providenciales e Grand Turk Island, e depois começou a voar para Cap Haitien e Port-au-Prince, no Haiti, e Santiago de los Caballeros, na República Dominicana.

Neste primeiro ATR, o logotipo oficial da Organização de Turismo do Caribe (CTO) é visível na área dianteira da fuselagem. Como membro do CTO, a interCaribbean é a primeira companhia aérea a exibir este logotipo representando a região.

Mais aeronaves no futuro

A interCaribbean é uma das principais companhias aéreas com base no Caribe, operando em 24 destinos na maioria dos países. Possui bases em Providenciales, nas ilhas Turks e Caicos, que liga o norte do Caribe; Tortola, Ilhas Virgens Britânicas, conectando as Pequenas Antilhas e partes das Índias Ocidentais do Caribe e, por último, Bridgetown, em Barbados, conectando o sul das Pequenas Antilhas e Guiana, na América do Sul.

Sua frota é composta por aeronaves Twin Otter, oito Embraer 120 e três Embraer ERJ 145. O primeiro ATR 42 entrou no último trimestre de 2021, e desde então operava apenas voos fretados. A companhia sofreu com a crise de falta de abastecimento e escassez de pilotos, que obrigou à suspensão e redução de vários voos durante o segundo trimestre de 2022.

Depois de passar pela crise, a interCaribbean anunciou que incorporará um número não especificado de ATR 42 para sua frota. À medida que as novas aeronaves chegarem, elas adicionarão novas rotas e frequências, planejando pousar em Basseterre, Saint Kitts e Nevis; e Port of Spain, em Trinidad e Tobago.

Na semana passada, a companhia aérea ingressou como novo membro na Associação de Transporte Aéreo da América Latina e Caribe (ALTA), o que ocorre no contexto da expansão de sua rede e frota prevista para 2023.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias