
A companhia aérea low-cost australiana Jetstar anunciou uma mudança radical em sua política de bagagem de mão, que entrará em vigor em fevereiro de 2027.
A partir dessa data, a empresa passará a cobrar até US$ 52 para que os passageiros depositem suas malas nos compartimentos superiores das aeronaves, ao mesmo tempo em que elimina o limite rígido de 7 kg para bagagem de mão no portão de embarque, passando a focar exclusivamente nas dimensões das malas.
Essa reformulação alinha a subsidiária do grupo Qantas às práticas operacionais de outras companhias aéreas de baixo custo, buscando maior agilidade no embarque e redução do estresse para passageiros e tripulação.
Segundo a Jetstar, o processo de pesagem das malas no portão e a superlotação dos compartimentos superiores são dois dos momentos mais tensos durante o embarque.
Stephanie Tully, CEO da Jetstar, explicou a motivação para a mudança: “Sabemos que pesar bagagens de mão no portão pode ser frustrante para nossos clientes e tripulação. A partir de fevereiro, o que mais vai importar para o passageiro será o tamanho da bagagem de mão.”
A nova política visa garantir partidas pontuais e preservar o modelo tarifário da companhia. “Oferecendo uma bagagem para colocar sob o assento e a opção de ‘Priority Carry-on’ para bagagens maiores no compartimento superior, podemos otimizar o uso desse espaço, agilizar o embarque e ajudar mais voos a saírem no horário. O modelo permite que o cliente pague apenas pelo que precisa: viajar com menos significa pagar menos, e sempre é possível adicionar mais, se necessário.”
Como funcionará o novo modelo
Bagagem básica incluída: Todos os bilhetes incluirão, sem custo adicional, uma peça para ser acomodada sob o assento à frente, como mochila, bolsa ou estojo para laptop, com dimensões máximas de 40 × 30 × 20 cm.
Opção ‘Priority Carry-on’: Passageiros que desejarem levar uma bagagem maior para o compartimento superior (até 56 × 36 × 23 cm) pagarão a taxa correspondente. Essa modalidade também oferece o benefício de embarque prioritário.
Passageiros com bebês: Continuarão tendo direito a uma peça extra sob o assento para itens infantis, sem custo adicional.
A Jetstar não usará mais balanças rotineiramente nas salas de embarque, mas continuará exigindo que a bagagem de mão tenha peso máximo de 10 kg, para que o passageiro possa manuseá-la com segurança. As regras para bagagem despachada permanecem inalteradas, com opção de franquia de até 40 kg por passageiro.





