Aeronautas brasileiros aprovam pauta de reivindicações para renovação da CCT da aviação regular

two pilots flying an airplane
Photo by Kelly Lacy on Pexels.com

Em votação realizada online entre os dias 28 e 29 de setembro, os aeronautas associados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) aprovaram a pauta de reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho para 2022/23, além de autorizar que o SNA negocie a pauta com o SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias).

Foram registrados 91,65% de votos favoráveis à aprovação da pauta, 7,92% de votos contrários e 0,44% de abstenções. A autorização para que o SNA negocie a pauta de reivindicações com as empresas também foi aprovada com 96,38% de votos a favor, 3,30% de votos contrários e 0,32% de abstenções.

Nas cláusulas econômicas, o pedido é de reajuste pelo INPC do período de 1º de dezembro de 2021 a 30 de novembro de 2022, mais 5% de aumento real em todas as verbas salariais, e no valor das diárias nacionais, além de pagamento do VA com supressão do teto. Para diárias internacionais, reajuste pelo CPI (Índice de Preços ao Consumidor) dos EUA.

Já nas cláusulas sociais, além da manutenção na íntegra do texto vigente, a solicitação é de regras para antecipação de Passe Livre, regras para LNR, cláusula para desconsiderar o deslocamento como descanso mínimo regulamentar, dentre outras.

Com a aprovação, em breve o SNA iniciará as negociações com as empresas.

A íntegra da pauta aprovada foi disponibilizada no link: https://tinyurl.com/3m4b5tmd

Informações do SNA

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pilotos de avião Boeing 737 iraquiano pousam em pista fechada enquanto...

0
Um Boeing 737-800 da Iraqi Airways, perfazendo o voo IA-113, proveniente de Najaf, no Iraque, pousou numa pista fechada (a 11L) no Aeroporto