Aeronave autônoma da Wisk estará pela 1ª vez no grande show aéreo EAA AirVenture, em Oshkosh

Imagem: Wisk Aero, via YouTube

A Wisk Aero, empresa especializada em Mobilidade Aérea Avançada (AAM) que foi adquirida recentemente pela Boeing, informou nesta semana que fará sua estreia no EAA AirVenture, o maior show aéreo do mundo em número de aeronaves, que ocorrerá de 24 a 30 de julho em Oshkosh, nos Estados Unidos.

A empresa afirma que disponibilizará uma série de oportunidades para os participantes do show aprenderem mais sobre o voo autônomo de passageiros e a visão da empresa de voos diários seguros para todos.

O táxi aéreo de 6ª Geração da empresa, equipamento autônomo para quatro passageiros, elétrico de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), estará em exibição no chalé da Wisk.

Imagem: Wisk Aero, via YouTube

Além disso, a Wisk sediará uma sessão especial do Fórum que abordará o impacto dos táxis aéreos autônomos na aviação geral, incluindo uma sessão para os participantes fazerem perguntas. As sessões do Fórum incluirão um painel de pilotos de aviação geral que trabalham na Wisk. As sessões do Fórum acontecerão no Estágio 5 do Fórum, na segunda-feira, 24 de julho, das 10h às 11h15 CDT.

“Muitos de nossos funcionários são pilotos e há muito sonhamos em compartilhar em Oshkosh o trabalho inovador que estamos fazendo”, disse Brian Yutko, CEO da Wisk. “Este ano, estamos realizando esse sonho. Estamos entusiasmados em apresentar à comunidade de Oshkosh nosso táxi aéreo de 6ª geração e compartilhar mais sobre como o voo autônomo mudará positivamente o futuro da aviação”.

Ao contrário das aeronaves que são remotamente pilotadas com controles de voo tradicionais por um piloto no solo, as aeronaves de Wisk voam sozinhas enquanto são monitoradas do solo. Cada voo é monitorado, mas não pilotado remotamente, por um supervisor em terra que pode intervir enviando novos comandos que a aeronave executa de forma autônoma.

Segundo a fabricante, essa abordagem autônoma exclusiva combina tecnologias de automação existentes com software autônomo proprietário e recursos adicionais, tendo como resultado um sistema verdadeiramente autônomo e certificável com resultados previsíveis e determinísticos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias