
A De Havilland Aircraft of Canada Limited (De Havilland Canada, DHC) anunciou na última semana que o avião Twin Otter Classic 300-G recebeu certificação da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (European Union Aviation Safety Agency – EASA), marcando outro passo importante para o programa Twin Otter de próxima geração da empresa.
A certificação permite entregas do Twin Otter Classic 300-G para operadores em toda a Europa e outras regiões que reconhecem a certificação EASA. A primeira aeronave certificada pela EASA já foi entregue à Zimex Aviation, com sede na Suíça, e agora está em operação comercial.
O Twin Otter Classic 300-G se baseia em mais de cinco décadas de desempenho comprovado enquanto incorpora melhorias modernas que melhoram a confiabilidade, manutenibilidade e capacidade operacional. A aeronave apresenta o deck de voo integrado Garmin G1000 NXi, sistemas atualizados, peso vazio reduzido e suporte de produto apoiado pelo OEM (Fabricante Original do Equipamento), enquanto mantém o desempenho excepcional de decolagem e pouso curto (STOL) e versatilidade robusta que tornaram o Twin Otter uma das aeronaves utilitárias mais confiáveis do mundo.
“O Twin Otter ganhou sua reputação operando de forma confiável em alguns dos ambientes mais exigentes do mundo,” disse Ryan DeBrusk, Vice-Presidente de Vendas da De Havilland Canada. “Receber a certificação EASA é um marco importante para o Classic 300-G e expande oportunidades para operadores em toda a Europa e além. Estamos especialmente satisfeitos que o primeiro exemplar certificado pela EASA já está voando com a Zimex Aviation, demonstrando que a aeronave está entregando em sua promessa desde o primeiro dia.”
A Zimex Aviation, um operador Twin Otter de longa data, é o cliente de lançamento e primeiro operador do Twin Otter Classic 300-G certificado pela EASA. A aeronave apoia as operações globais da empresa, que incluem ajuda humanitária, apoio governamental, transporte de carga e voo de missão especial em ambientes remotos e desafiadores.
“O Twin Otter há muito tempo é uma parte importante de nossa frota,” disse Daniele Cereghetti, Diretor Executivo da Zimex Aviation Ltd. “O Classic 300-G se baseia em tudo que valorizamos sobre a aeronave enquanto adiciona tecnologia moderna e eficiência melhorada. Estamos orgulhosos de ser o primeiro operador voando a aeronave certificada pela EASA e esperamos colocá-la em operação apoiando nossos clientes em todo o mundo.”
A certificação EASA segue a introdução bem-sucedida do Twin Otter Classic 300-G e expande ainda mais sua disponibilidade para operadores que buscam uma aeronave utilitária comprovada e moderna capaz de servir comunidades remotas, operadores comerciais, governos e clientes de missão especial em todo o mundo.
Informações da De Havilland Canada





