Aeronaves Antonov An-124 Ruslan podem voar até 2050 após modernização, diz Rússia

O motor do An-124-100 “Ruslan” modernizado será escolhido de forma competitiva entre o PD-35 e o D-18T, este último está em fase de conclusão de uma profunda modernização, onde suas peças de reposição são inteiramente produzidas na Rússia, disse uma fonte próxima à aviação de transporte militar à TASS.

Em 11 de outubro, o comandante da aviação de transporte militar, tenente-general Vladimir Benediktov , informou ao ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, que o motor russo de alto empuxo PD-35 ou o D-18T (ucraniano modernizado) poderia ser instalado em modelos de aeronaves de transporte pesado e modernizado An-124-100.

“O D-18T está agora em fase de conclusão de uma profunda modernização. Vamos construir um novo motor, estamos reproduzindo todas as peças de reposição. Ambos os motores [o modernizado D-18T e o PD-35] serão russos e o melhor será selecionado numa base competitiva”, disse o interlocutor da agência, respondendo à questão de qual opção é de maior prioridade.

Em 2018, Yuri Borisov, que atuou como vice-primeiro-ministro da Federação Russa (agora chefe da Roscosmos), informou que a Rússia poderia retomar a produção da aeronave superpesada An-124 Ruslan. Ele lembrou que as aeronaves serão “digitalizadas” e novos motores PD-35 seriam instalados nelas. 

Segundo ele, o An-124 poderá operar até 2050, se, principalmente, a cabine da aeronave for modernizada, a aviônica for trocada e o problema de reposição do motor D-18 for resolvido. Borisov também esclareceu que 80% do An-124 foi produzido na Rússia, enquanto os motores originais D-18 da aeronave foram fabricados na Ucrânia. Nesse sentido, segundo Borisov, é preciso resolver o problema da substituição de importações de motores.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias