Aeroporto capixaba deveria receber um avião maior pela 1ª vez, mas ele voou 4 horas e voltou à origem

Imagem: Governo do Espírito Santo

A esperada operação do voo de destaque no Aeroporto Regional de Linhares, no Espírito Santo, nesta quarta-feira (21), foi frustrada devido a condições meteorológicas desfavoráveis. O voo fretado, intermediado pela Infraero e operado pela companhia aérea Voepass, que levaria os jogadores do Botafogo (SP) de volta a Ribeirão Preto após um jogo pela Copa do Brasil contra o time do Nova Venécia, não pôde realizar seu pouso programado.

O evento, que representaria a primeira operação desse tipo no terminal, estava sendo aguardado com expectativa tanto pelo setor esportivo quanto pela comunidade local.

Segundo informações das plataformas de rastreio de voo, a aeronave programada para pousar em Linhares, registrada sob a matrícula PS-VPB e operando o voo PTB9804, partiu do Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), às 23h04 do dia 20, horário local.

No entanto, ao se aproximar do destino, nas primeiras horas do dia 21, foi confrontada com condições climáticas adversas, o que levou os pilotos a realizar uma série de órbitas de espera antes de decidirem retornar ao aeroporto de origem, em um voo que durou aproximadamente quatro horas e meia.

Segundo a Gazeta, a delegação do Botafogo (SP) seguiu de ônibus para Vitória e aguarda, hospedada em um hotel, por uma definição da empresa de logística contratada pela CBF, responsável pelo transporte dos clubes.

Em nota, a Voepass disse: “O voo fretado pela equipe do Botafogo-SP que decolou de Ribeirão Preto, na terça-feira, às 22h40, com destino a Linhares, foi cancelado devido às condições climáticas adversas na cidade, resultando no fechamento do aeroporto durante a madrugada desta terça-feira (21). O avião decolou de Ribeirão Preto em horário programado e voou até Linhares, porém, diante das condições meteorológicas desfavoráveis, foi orientado a realizar órbitas antes de tentar o pouso. Após tentativas sem sucesso, em respeito à segurança e considerando a impossibilidade de pouso seguro, a decisão foi cancelar o voo. A companhia reitera que a segurança é a prioridade absoluta em todas as suas operações e lamenta o inconveniente causado pela situação“.

Imagem: FlightRadar24

O Aeroporto

Inaugurado em abril de 2023, o Aeroporto Regional de Linhares passou por significativas obras de expansão e modernização, incluindo a ampliação da pista e a construção de um novo terminal de passageiros. Investimentos do Governo do Estado possibilitaram a instalação de equipamentos de auxílio à navegação, como o PAPI, atendendo às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a operação de aeronaves comerciais.

Desde dezembro, o aeroporto tem recebido voos comerciais regulares, conectando Linhares ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, por meio da companhia Azul Linhas Aéreas. Essa nova rota tem contribuído para fortalecer a conectividade da região com importantes centros urbanos do país.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Diretor-presidente do Aeroporto de Salvador recebe título de cidadão soteropolitano

0
Cercado por familiares, amigos e representantes do trade turístico, Ribas, que é natural do estado do Paraná, destacou seu carinho pela