Aeroporto cuiabano pode ser transformado em internacional por mais quatro meses

Imagem: MSFS

Novamente motivado por um jogo da Copa Sul-Americana, o Governo de Mato Grosso informou por meio de comunicado que pediu ao Governo Federal uma nova liberação para internacionalização temporária do Aeroporto Marechal Rondon, de Várzea Grande (que atende à capital Cuiabá), pelo período de quatro meses, até a finalização dos jogos da Copa Sul-Americana, em 1º de outubro. 

O ofício foi enviado ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes Cordeiro. E ainda, aos diretores-presidentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Juliano Alcântara Noman e Antônio Barra Torres, respectivamente, bem como ao superintendente regional do Departamento de Polícia Federal em Mato Grosso, Sérgio Mori. 

O secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, destacou que, atualmente, para a liberação definitiva da internacionalização, o aeroporto depende de investimentos e adaptações a serem executadas pela atual concessionária responsável, conforme exigências dos órgãos públicos federais envolvidos no processo, ou seja, independe da atuação do governo estadual. 

“A internacionalização temporária do aeroporto vai permitir pousos e decolagens de aeronaves com as delegações de outros países, por um período mais longo. Sempre vamos apoiar o esporte mato-grossense e nossa intenção nesse momento é evitar que haja prejuízo irreparável à participação do Cuiabá no campeonato internacional”, explicou o secretário. 

Gallo pontuou que o requerimento leva em consideração o fato de que o campeonato conta com a participação do Cuiabá Esporte Clube, que precisará receber a visita de clubes internacionais na Capital. 

O próximo jogo do Cuiabá na Arena Pantanal está marcado para o dia 27 de abril, contra o time uruguaio River Plate. A expectativa é de que uma resposta seja encaminhada pelos órgão federais competentes até lá.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Airbus, Turkish, RR e empresas aeroespaciais turcas lançam programa para ampliar...

0
O STEP visa impulsionar o crescimento da indústria aeroespacial turca ao longo dos próximos 15 anos, alinhando-se com os objetivos de