Aeroporto da Zona da Mata registra recorde histórico na movimentação de passageiros e cargas

Aeroporto Presidente Itamar Franco – Imagem: CAZM

O Aeroporto Presidente Itamar Franco, também conhecido como Aeroporto Regional da Zona da Mata, localizado entre os municípios de Rio Novo e Goianá, na Zona da Mata mineira, tem apresentado um ótimo desempenho em 2023, resultando em números recordes na movimentação de passageiros e cargas.

No último mês de julho, segundo informou o serviço de imprensa do Governo de Minas Gerais, o aeroporto atendeu 22.321 viajantes, marcando o maior número de passageiros em voos regulares desde o início de suas operações há 12 anos. De janeiro a setembro deste ano, 164.171 pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal, enquanto o transporte de cargas alcançou a marca de 205 toneladas.

Para efeito de comparação, os dados deste ano já superam em mais de dez vezes a movimentação de passageiros de todo o ano de 2011, quando o aeroporto iniciou suas operações, atendendo apenas 18.179 pessoas.

Considerado a principal opção de transporte aéreo para Juiz de Fora e toda a região da Zona da Mata, o aeroporto opera voos regulares para importantes destinos como Campinas-Viracopos (SP), Belo Horizonte-Confins (MG), São Paulo-Congonhas (SP) e Guarulhos (SP).

A biomédica esteta Adrielle Passe, uma usuária frequente do aeroporto, ressalta a transformação que ocorreu na mobilidade da região com a consolidação do terminal. “Melhorou muito para nós aqui da Zona da Mata o acesso rápido a outras regiões do país. Eu sempre estou indo a São Paulo para cursos e congressos e isso facilitou imensamente o deslocamento para a capital paulista. O aeroporto tem uma infraestrutura ótima“, avalia.

Segundo o governo mineiro, os números expressivos são resultados da eficácia da gestão do contrato de Parceria Público Privada (PPP), por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e a Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata (CAZM).

Após quase nove anos do início da PPP, a expectativa é de que, mantida a média de passageiros dos últimos três meses, 2023 deva registrar mais de 220 mil embarques e desembarques, quase 50% a mais que o recorde anterior, em 2019.

Movimentação Cargueira

Resultados positivos também foram registrados nos números crescentes na movimentação de cargas. Nos nove primeiros meses deste ano, o total de carga transportada pelo aeroporto foi de cerca de 205 toneladas. Setembro de 2023 se destaca como o mês de maior movimentação na história do aeroporto, com pouco mais de 38 toneladas, considerando as categorias nacionais e importadas.

Desde março de 2019, o aeroporto possui autorização da Receita Federal para realizar o controle alfandegário nas dependências do terminal, o que agiliza os trâmites de liberação, armazenamento, embarque e desembarque de mercadorias, especialmente as internacionais.

Novos voos

A partir de 30 de outubro, a Azul Linhas Aéreas prevê aumentar de quatro para seis a frequência semanal de voos com destino ao Aeroporto de Confins. A rota, atualmente disponível às segundas, quartas, sextas e domingos, também será oferecida às terças e quintas.

Além do aumento na oferta, a Azul planeja alterar o horário dos voos, proporcionando chegadas na Zona da Mata às 14h10 e partidas às 14h45 rumo à capital mineira.

O superintendente do Aeroporto da Zona da Mata, Flávio Santos, ressalta a importância da oferta de melhores opções de voos para a região, destacando o compromisso com a disponibilidade de infraestrutura eficiente para atendimento aos voos com total segurança e comodidade.

Ambiental

O Aeroporto da Zona da Mata também é o primeiro do Brasil a obter a Certificação LEED Gold, um selo sustentável internacional que tem por objetivo incentivar a diminuição de impactos ambientais em edificações e suas operações.

Para isso, o Aeroporto implementou uma série de adequações na destinação dos resíduos e na redução do consumo de energia elétrica, de água e de combustíveis.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias