Aeroporto de Americana (SP) terá apoio de Infraero e FNAC para ampliação de pista

Aeroporto de Americana – Imagem: Google Earth

A prefeitura de Americana, localizada na Região Metropolitana de Campinas e a 130 km da capital São Paulo, informou nesta quarta-feira, 9 de março, que a cidade receberá apoio do Ministério da Infraestrutura (MInfra) para ampliação de seu aeroporto.

O prefeito da cidade, Chico Sardelli, se reuniu na segunda-feira (7) com o ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, que se comprometeu a realizar obras de melhorias no Aeroporto Municipal Augusto de Oliveira Salvação. O encontro aconteceu em São Paulo e foi intermediado pelo deputado federal, Cezinha de Madureira.

Na ocasião, o ministro afirmou que as obras serão realizadas por meio de um convênio com a Infraero e com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

“Vamos dividir os trabalhos em etapas, iniciando das mais simples até as mais complexas. Primeiramente, as ações envolverão aquilo que é necessário para que o aeroporto mantenha a homologação e siga em operação. Na sequência, realizaremos obras para ampliar a capacidade do local e fazer a recuperação e ampliação das pistas para conferir maior segurança e atender outros padrões de aeronave”, explicou.

“Esse é um momento importante e fico muito feliz de ter sido recebido pelo ministro Tarcísio e pelo deputado federal Cezinha de Madureira. As discussões estão avançadas e essa obra vai virar realidade”, disse o prefeito Chico Sardelli.

As tratativas para formalização dos investimentos estão em andamento, sendo acompanhadas pela Secretaria de Gestão de Convênios da prefeitura.

Aeroporto de Americana

A ampliação da pista e via de taxiamento do aeroporto de Americana é uma demanda muito antiga da população e dos usuários do local. O equipamento conta com dezenas de aeronaves hangaradas, além de oficinas de manutenção e escolas de pilotagem.

A pista de asfalto, de cabeceiras 12 e 30, tem atualmente 1.100 metros de comprimento por 18 de largura e conta com balizamento noturno para operações visuais, embora o mesmo esteja inoperante devido à queima de transformadores após uma tempestade com raios, conforme reportou o jornal local O Liberal.

A via de taxiamento dá acesso ao pátio do terminal de passageiros e a todos os hangares, porém, tem ligações apenas à cabeceira 30 e ao centro da pista, e não à cabeceira 12.

Com informações da Prefeitura de Americana e do DECEA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias