Aeroporto de Aruba é o primeiro do mundo a receber a certificação Green Globe

Sunnya343, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O Aeroporto Internacional Rainha Beatriz, que serve Oranjestad, capital de Aruba, tornou-se o primeiro do mundo a receber a certificação de sustentabilidade Green Globe, um dos principais programas do gênero no mundo. Esse é um certificado que exige que os atores do setor do turismo apliquem os mais altos padrões internacionais em termos de sustentabilidade. A Green Globe audita e certifica hotéis, centros de conferências, navios de cruzeiro, atrações e outras infraestruturas importantes para o setor em cerca de oitenta países.

Em 2021, a Autoridade Aeroportuária de Aruba, responsável pela gestão do aeroporto, começou a abordar uma série de medidas destinadas a quantificar, reduzir, otimizar e compensar as emissões associadas às operações. Já em 2022, optou por passar por uma auditoria independente que analisaria seu desempenho, relata o site Aviacionline.

Para avançar na otimização das operações e na redução do impacto ambiental, a gestão aeroportuária realizou iniciativas de redução de consumo de energia, projetos-piloto de gestão de resíduos, políticas de compensação e relatórios de emissões de gases de efeito estufa, entre outras medidas. Os resultados das avaliações foram positivos. Assim, dias atrás, tornou-se o primeiro aeroporto do mundo a receber a certificação.

“Como um centro turístico movimentado, a Autoridade do Aeroporto de Aruba estabeleceu a referência para a indústria de aviação caribenha”, disse Birte Pelayo, CEO da Glen Globe. “As operações aeroportuárias podem contribuir muito para reduzir as emissões por meio de inovações em solo e apoiar um melhor planejamento de voo”, acrescentou.

“Os esforços da Autoridade Aeroportuária de Aruba e da comunidade aeroportuária nos últimos anos para tornar nossas operações mais sustentáveis ​​valeram a pena ao alcançar esta prestigiosa certificação”, disse Angeline Flemming, diretora de Saúde, Segurança e Sustentabilidade da agência.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias