Aeroporto de Brasília foi o 4º mais pontual do mundo em 2023 entre os terminais de médio porte

Imagem: Divulgação / Inframerica

A concessionária Inframerica destaca nesta semana que a pontualidade das operações do Aeroporto Internacional Presidente JK, de Brasília (DF), durante 2023 garantiu ao terminal brasiliense uma boa colocação no ranking entre os aeroportos mais pontuais do mundo em 2023, segundo levantamento de performance da Cirium, empresa de dados e análises da aviação.

O Aeroporto JK, administrado pela Inframerica, conquistou o quarto lugar no mundo na categoria de médio porte, relativa aos aeroportos que movimentam entre 10 e 15 milhões de passageiros por ano.

Ao longo de 2023, 108.758 voos foram pontuais em Brasília, o que significa que 86,62% de todos os voos do ano decolaram no horário. O terminal aéreo da capital federal fica atrás apenas dos aeroportos de Osaka, no Japão, da Cidade do Panamá, no Panamá, e de Lima, no Peru.

A concessionária ressalta que esta análise indica também que o Aeroporto de Brasília é o mais pontual do Brasil. “Este resultado é consequência de um trabalho conjunto e sinérgico entre todos os órgãos e empresas do aeroporto”, afirma Josmario Brito, Superintendente de operações da Inframerica.

O Aeroporto de Brasília é o terceiro mais movimentado do país e é um dos principais centro de conexões de voos (hub) do Brasil. Cerca de 45% dos passageiros utilizam o local em conexões. “A pontualidade das nossas operações é muito importante para a malha aérea do país. Fazer com que os voos saiam no horário garante uma malha integrada, evitando atrasos em cascata em outros aeroportos”, explica Brito.

Ele ainda lembra que a infraestrutura e a administração do terminal brasiliense são importantes para manter a pontualidade.

“Contamos com duas pistas e realizamos operações simultâneas, tanto nas pistas quanto nas saídas das posições de estacionamento de aeronaves. Todo o trabalho para que passageiros e aeronaves realizem o procedimento no horário é realizado de forma muito colaborativa entre todas as equipes. Time de solo, Torre de Controle, fiscais de pátio, companhias aéreas, operadores do Centro de Operações, todos trabalham juntos e com um só objetivo: manter o padrão de segurança e a pontualidade dos voos”, finaliza.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias