Aeroporto de Búzios (RJ) recebe simulação realista de acidente aéreo

Imagem: Prefeitura de Búzios

Nesta terça-feira, dia 24, o Aeroporto Umberto Modiano, em Búzios, foi palco de uma simulação de acidente aéreo de grande envergadura, realizada pelo Destacamento de Bombeiros Militar (DBM 2/18) em conjunto com as equipes de resgate do município. A ação, que mobilizou as principais secretarias responsáveis por casos de catástrofes na cidade, foi um importante teste de preparo e coordenação das equipes em situações de emergência.

Estiveram envolvidas na simulação as secretarias de Segurança e Ordem Pública (Defesa Civil), Saúde, Serviços Públicos, além da Guarda Municipal (ROMU e GMA), que atuaram de forma integrada com o apoio da Marinha do Brasil (MB) e dos BPMs de Cabo Frio e Arraial do Cabo.

A simulação foi conduzida de forma extremamente realista, com a encenação de uma explosão de aeronave, desencadeando a rápida resposta das equipes de resgate. Helicópteros do Corpo de Bombeiros e da Marinha foram acionados, juntamente com ambulâncias do município, para socorrer as 15 vítimas e encaminhá-las para as emergências locais, bem como para os hospitais mais próximos da região.

Imagem: Prefeitura de Búzios

O Major BM Jefferson Porto, comandante do DBM de Búzios, destacou o sucesso da operação e ressaltou a importância da colaboração entre as secretarias envolvidas. “Parabéns a todas as equipes envolvidas. A operação foi bem sucedida graças à união das secretarias. Nossa região é muito tranquila, não tem esse tipo de acidentes, porém, no caso de uma necessidade, todos os profissionais precisam estar altamente preparados“.

Para o coordenador da Defesa Civil de Búzios, Daniel Rezende, os treinamentos frequentes são essenciais para manter os envolvidos preparados para quaisquer eventualidades. “Com a aproximação do verão, a cidade triplica sua população. No caso de uma emergência, podemos contar com diversas equipes de outras secretarias, inclusive com a emergência do nosso hospital“.

Informações da Prefeitura de Búzios

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

A última das 3 maiores empresas aéreas da China também encomenda...

0
O pedido dos novos aviões da fabricante chinesa COMAC vem poucos dias depois de outro anúncio semelhante, também para 100 unidades do jato.