Brasil defende esforços para ampliar conectividade aérea entre os países-membros do BRICS

Imagem ilustrativa: IASTI-UK

A Cidade do Cabo, na África do Sul, foi o cenário escolhido para a reunião anual dos ministros do Turismo do BRICS, grupo composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro, que se destaca pelo tema “Recuperação do Turismo Sustentável e Inclusivo“, contou com a presença da secretária executiva do Ministério do Turismo brasileiro, Ana Carla Lopes, representando o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Um dos principais tópicos abordados foi a necessidade de ampliar a conectividade aérea entre os países-membros do bloco, especialmente após os impactos causados pela pandemia. A intenção é impulsionar o fluxo turístico, o que, por sua vez, contribuirá para avanços nas esferas econômica, social, ambiental e cultural das comunidades anfitriãs.

O Brasil, por meio da secretária Ana Carla Lopes, enfatizou seu compromisso em promover uma maior integração multilateral e a atualização dos acordos bilaterais com os países do BRICS, visando à aplicação eficaz das cooperações.

Ela também destacou os esforços do Brasil na expansão da ligação aérea com outras nações e no desenvolvimento do turismo sustentável, com especial ênfase no ecoturismo. Segundo Ana Carla, essa abordagem não apenas capitaliza os recursos naturais do país, mas também garante sua preservação, gerando empregos, renda e inclusão social.

Durante o encontro, as autoridades russas, que atualmente presidem o BRICS, divulgaram as prioridades que pretendem adotar no comando do bloco a partir de 2024. Entre elas, destaca-se o impulso ao uso de tecnologia no turismo, com o intuito de promover novos negócios e estratégias inovadoras, além de fomentar a conectividade e o aumento das viagens entre os países do grupo.

No próximo ano, o Brasil será o anfitrião da reunião, que está programada para acontecer no Rio de Janeiro. A secretária agradeceu à Índia, atual presidente do G20, por seu apoio na organização do evento em 2024 e enfatizou a importância da colaboração para um turismo mais sustentável e inclusivo.

A agenda da secretária Ana Carla Lopes também incluiu uma reunião com a ministra do Turismo da África do Sul, Patricia de Lilie. Ambas assinaram um plano de ações bilaterais para 2024, com foco na expansão da malha aérea e na promoção de novas rotas entre os países.

A ministra Patricia de Lilie destacou que desde 2022 a rota aérea Brasil-África do Sul, operada pela Latam, já registrou um aumento de mais de 40% na chegada de turistas brasileiros ao destino. A inclusão de duas novas viagens entre as nações, operadas pela South Africa Airways, tende a impulsionar ainda mais o fluxo turístico.

Ela ressaltou que essa ação está alinhada com o compromisso de aumentar o número de visitantes estrangeiros no Brasil, o que, por sua vez, estimula o desenvolvimento da economia local. A ministra também parabenizou o Brasil pela organização da COP-30, que está prevista para ocorrer em Belém (PA) no ano de 2025, e colocou sua equipe à disposição para colaborar com o evento. Segundo a ministra de Lilie, será uma excelente oportunidade para consolidar os princípios de turismo sustentável acordados no âmbito do BRICS.

Informações do Ministério do Turismo

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Helicóptero Águia 12 da PM de São Paulo é enviado para...

0
A aeronave da PM paulista é equipada com guincho elétrico, maca de montanha e mantas térmicas para atendimento a possíveis vítimas com