Início Aeroportos

Aeroporto de Guarulhos enfrenta hoje incêndios e centenas de vidas em risco devido a balões; assista às cenas

O incêndio próximo à pista do aeroporto, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Assim como ocorrido há poucos dias no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), hoje, neste início de domingo, 17 de dezembro, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, sofreu as consequências das ações criminosas de pessoas irresponsáveis, que, além de provocarem incêndios, colocaram em risco a segurança de voo e as vidas de passageiros e tripulantes de voos e pessoas no solo.

No vídeo disponibilizado abaixo, gravado pelas câmeras ao vivo do canal “Golf Oscar Romeo” no YouTube, às 06h52 da manhã foi possível ver o momento da queda do primeiro dos muitos balões que sobrevoaram ou caíram no local.

A partir das 06h57, notou-se o desenvolvimento do incêndio. Às 07h02, outro balão também caiu no gramado entre as pistas, dando início a outro incêndio a partir das 07h07. Os incêndios só foram completamente apagados pelas equipes do aeroporto por volta das 07h25.

Pouco depois, às 07h38, as imagens também mostraram um balão caindo na linha de trem da CPTM e paralisando a operação de um trem, e às 07h43, outro balão caindo no pátio do aeroporto.

Durante todo esse tempo acima descrito, em vários momentos foi possível ver outros balões cruzando o céu em meio aos aviões operando no mais movimentado aeroporto do Brasil. Acompanhe as cenas na gravação abaixo.

A soltura de balão é considerada crime pelo artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 1998, por poder causar risco de incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano. Mas, vale ressaltar, pode resultar também em colisão de alguma aeronave em voo, com potenciais consequências catastróficas.