Aeroporto de Londres quer usar a segunda pista, mas só para decolagens

O segundo maior aeroporto de Londres, de Gatwick, anunciou seus planos para voltar a usar a sua segunda pista, mas apenas para decolagem.

Divulgação – Aeroporto de Gatwick

Londres hoje é a única cidade no mundo atendida diretamente por 6 grandes aeroportos, todos com mais de um milhão de passageiros por ano: City, Gatwick, Heathrow, Luton, Stansted e Southend.

Enquanto o principal e maior aeroporto é o Heathrow e o mais central é o City, a capital britânica sofre por falta de espaço para expansão nestes dois locais. O primeiro, inclusive, tinha uma terceira pista, que foi desativada para construção de mais terminais e também porque cruzava com outras pistas, atrapalhando o tráfego em horas de pico.

Apesar disso, a batalha por mais uma pista em Heathrow continua, mas os projetos nunca são aprovados em comissões ou no governo e o aeroporto continua tendo gargalos operacionais, que acabam impulsionando aeroportos secundários, principalmente o Gatwick.

A segunda pista de Gatwick já existe e era originalmente uma pista de táxi, sendo convertida para pista de pouso e decolagem caso a pista maior ficasse inoperante por algum problema ou manutenção preventiva. Mas ontem foi apresentado um plano para que a pista menor seja aberta de maneira permanente, apenas para decolagem e em um sentido para o oeste.

A medida visa desafogar um pouco a pista principal, assim como não aumentar o ruído dos aviões na vizinhança, permitindo apenas decolagem e no sentido que sobrevoe menos habitações.

Caso o projeto seja aprovado, é esperado que a adequação da pista, junto da construção de um novo terminal, reformas em prédios existentes e expansão da malha viária, seja iniciado em 2025 e concluído em 2030, quando o aeroporto espera ter 75 milhões de passageiros ao ano, em comparação aos 46 milhões atuais.

O Aeroporto de Gatwick é administrado pela VINCI Airports, que também é a responsável pelos aeroportos brasileiros de Salvador, Manaus, Tefé, Boa Vista, Porto Velho, Tabatinga, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Veja o vídeo abaixo de como serão as intervenções no Gatwick:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias