Aeroporto de Sobral (CE) recebe visita do Cindacta para inspeção técnica do PAPI

Aeroporto Regional Luciano de Arruda Coelho, em Sobral – Imagem: Prefeitura de Sobral

Na última quarta e quinta-feira, 26 e 27 de abril, o Aeroporto Regional Luciano de Arruda Coelho, em Sobral, no Ceará, recebeu uma equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) de Recife para inspeção técnica do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), sistema de luzes que auxilia pilotos no momento da aproximação para o pouso.

Conforme explica a prefeitura de Sobral, a iniciativa faz parte do procedimento de homologação do sistema, que é uma condição da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para que aeroportos possam operar com aviões a jato.

A inspeção do Cindacta é a primeira etapa do processo. A partir da vistoria, um relatório é encaminhado ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), onde é avaliado e direcionado ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB). O GEIV, por sua vez, realiza os testes finais de voo para homologação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

De acordo com Marcus Pacobahyba, titular da Gerência de Programas e Operações Aeroportuárias da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), a homologação do PAPI garante mais segurança aérea e coloca o aeroporto em um novo patamar.

O PAPI é um sistema que indica ao piloto, através de luzes vermelhas e brancas ao lado da pista, se a aeronave está muito alta ou muito baixa para pouso. Essa orientação garante mais segurança ao tráfego aéreo. A partir dessa homologação, o aeroporto pode receber aviões a jato, o que reflete de forma direta no desenvolvimento e nas potencialidades da região de Sobral”, explica.

Ainda segundo Pacobahyba, foram inspecionados os sistemas do equipamento nas cabeceiras 10 e 28. Todo o processo até a aprovação deve levar cerca de três meses.

Temos o sistema operando nos aeroportos de Aracati e Jericoacoara. Hoje, além de Sobral, estamos com o processo de homologação também iniciando em outros quatro aeroportos: Crateús, Iguatu, São Benedito e Tauá. Com certeza, isso representa um grande investimento e avanço para o desenvolvimento do tráfego aéreo do nosso estado”, conclui.

O Aeroporto

Com investimento de R$ 70 milhões pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), o novo Aeroporto Regional de Sobral foi entregue pelo Governo do Ceará em abril de 2022 e possui capacidade para receber aeronaves de porte médio.

Instalado numa área de 180 hectares, a cerca de 13 km da sede do município, o empreendimento conta com pista de pouso e decolagem de 1.800 metros de extensão por 30 metros de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um Terminal de Passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².

Para o conforto de profissionais e passageiros, o terminal dispõe de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de venda de bilhetes e check-in, controle de voo, além de banheiros e espaço para quiosques e lanchonete.

Desde fevereiro deste ano, o aeroporto opera com voos comerciais da Azul Linhas Aéreas, que fazem a ligação entre a região Norte e a Capital três vezes por semana.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Após prisão de tunisiana no GRU Airport no dia 9, um...

0
A Polícia Federal informa que prendeu duas pessoas como desdobramento de um prisão anterior efetuada no Aeroporto Internacional de São Paulo.