Aeroporto Quero-Quero recebe consultoria técnica da Infraero

Imagem: Marcelo Martins / Divulgação Infraero

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que realizou consultoria técnica para o Aeroporto Quero-Quero, de Blumenau, em Santa Catarina, por meio de contrato com a Prefeitura, que envolveu a elaboração de planos relacionados à segurança aeroportuária.

Segundo a empresa estatal, foram concluídos o Plano de Emergência em Aeródromo (PLEM) e o Plano de Remoção de Aeronave Inoperante e Desinterdição de Pista (PRAI), já aprovados pela ANAC.

O PLEM é o documento que estabelece as responsabilidades do aeroporto e profissionais para o atendimento às emergências ocorridas no aeródromo. As situações de emergência são variadas e podem ocorrer em voo ou em solo; dentro ou fora do sítio aeroportuário; em áreas de difícil acesso; incêndios em instalações e vegetação próxima ao aeroporto; além de ocorrências por desastres naturais. Também prepara o aeroporto para prestar atendimento de emergência médica e relacionada a transporte de artigos perigosos.

Já o PRAI é um documento organizado como anexo do PLEM, de caráter ostensivo, que tem como objetivo o retorno às operações na área onde ocorreu a emergência, estabelecendo, por exemplo, procedimentos e prazos estimados para desinterdição de pista e remoção de aeronave que porventura esteja inoperante.

Todos esses Planos são requisitos obrigatórios para o pleno funcionamento do aeroporto.

Imagem: Google Earth

Para a Superintendente de Gestão da Segurança e Inteligência da Infraero, Gabriela Penha, “a existência de um Plano de Emergência adequado à realidade do aeroporto reduz a severidade dos danos causados em caso de acidente aeronáutico, pois a mobilização dos meios se dará de forma adequada e eficiente considerando a característica de cada emergência”. 

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, reforça a importância da parceria junto à Infraero para a elaboração dos planos: “Temos buscado, enquanto poder público, ampliar e otimizar os serviços no Aeroporto Quero-Quero, uma antiga demanda da comunidade que vai se concretizando. Por isso, contar com a expertise da Infraero na elaboração desses planos é de grande valia para garantir a resposta adequada às situações de emergência”.

Informações da Infraero

Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias