Aeroporto rústico e que “parece rodoviária velha” na China ganha repercussão nas redes

Foto de rheins, CC BY 3.0 via Wikimedia Commons

O aeroporto de Foshan Shadi, localizado a 42 quilômetros de Guangzhou e 90 quilômetros de Shenzhen, tem chamado a atenção nas redes sociais chinesas por ser rotulado como o “aeroporto mais gueto da China”. As fotos do terminal de embarque com informações de voos escritas à mão e passagens aéreas a apenas US$ 1,37 se tornaram virais.

Segundo um comentarista das mídias sociais, que postou um vídeo do local na rede X (antigo Twitter), o aeroporto apresenta a estética de antigas estações de ônibus, falta de banheiros separados por gênero e desorganização geral. Outro usuário comparou o aeroporto ao JFK, em Nova York, e ironizou que o Foshan era até melhor.

Atualmente, o aeroporto de Foshan é compartilhado entre operações civis e militares, tendo ficado fechado entre 2002 e 2009 para reformas. No entanto, a região do Delta do Rio das Pérolas já é bem atendida por outras opções aéreas.

Inclusive, um novo aeroporto está em construção para substituí-lo, o Aeroporto Internacional do Delta do Rio das Pérolas, que se localizará na cidade de Genghe, distrito de Gaoming, e tem previsão de conclusão para o próximo ano.

Construído em 1954, a Base Aérea de Shadi é uma base aérea da Força Aérea do Exército de Libertação Popular que conta com um esquadrão de caças J8-2 e que, supostamente, apoiaria a Guarnição do ELP de Hong Kong. Os voos comerciais começaram em 1985, mas cessaram em 2002 devido à política governamental. O aeroporto foi reaberto ao público em 2009.

A única companhia aérea que opera voos em Foshan é a subsidiária de baixo custo da China Eastern, a China United Airlines. Embora seja considerado “gueto”, o local mantém custos baixos, atraindo justamente a companhia aéreas de baixo custo e oferecendo preços acessíveis para os passageiros. Acima, um vídeo do local e abaixo um tuite a respeito do mesmo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias