Uma aeronave militar fez nesta manhã seu primeiro e raro pouso no interior paulista, vindo de uma ilha conhecida por um conflito.
O avião em questão é um Airbus A400M, o único turboélice fabricado pela empresa europeia e que conta com os motores a hélice mais potentes do mundo, gerando 11.000 cavalos de potência cada, totalizando 44 mil cavalos disponíveis para a aeronave cargueira militar que leva até 37 toneladas de carga.
Com tanta capacidade, o A400M é utilizado pela britânica Royal Air Force (RAF) para abastecimento com mantimentos e outros itens para as Ilhas Falklands, ou Malvinas para a Argentina, que é um arquipélago no Atlântico Sul, disputado na década de 1980 entre o país vizinho do Brasil e o Reino Unido.
Normalmente, os aviões da RAF voam da Inglaterra até Ascenção no meio do Atlântico e de lá para as Falklands, mas este voo depende do tipo de aeronave, condições de vento e outros fatores. O A400M, por exemplo, costuma passar pelo Brasil, parando no Aeroporto do Galeão, no Rio, Guarulhos, em São Paulo, ou Salgado Filho, em Porto Alegre.
Inclusive, as paradas no Brasil já foram motivos de indagações da Argentina, que não gostava do fato dos brasileiros permitirem a parada e reabastecimento de um avião “inimigo” dos hermanos. Por outro lado, a RAF e a FAB sempre foram aliadas, incluindo aviadores brasileiros que viraram ases na Segunda Guerra voando pela RAF.
Mas, desta vez, a parada voltando das Malvinas foi em Viracopos, algo inédito feito pela RAF. A escolha do aeroporto campineiro não foi oficialmente esclarecida. O pouso do A400M pode ser visto no link abaixo, voltando o horário para às 11h17.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.