Aeroportos na praia já contam mais passageiros do que antes da pandemia

Imagem: MInfra

Um estudo do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, concluiu que os números de passageiros em alguns aeroportos localizados em cidades costeiras como Salvador, João Pessoa, Rio de Janeiro (Santos Dumont) e Recife , já são melhores do que antes da pandemia. Além de corroborar com a preferência dos brasileiros por destinos de praia, os números também reafirmam que as pessoas estão viajando mais dentro do Brasil.

Os números

RIO DE JANEIRO – o aeroporto Santos Dumont registrou em julho uma movimentação 12,9% superior à verificada no mesmo mês de 2019. Apesar do maior volume de brasileiros, houve também aumento significativo de turistas vindos de países vizinhos, como a Argentina.

SALVADOR – na capital baiana, o aumento foi de 0,3% em relação ao mesmo período do ano de 2019. Na comparação com 2021, o percentual é ainda maior: 78%. De acordo com a Vinci Airport, concessionária do terminal, o crescimento da movimentação caminha junto com o aumento no número de voos e de destinos que se conectam à capital baiana.

RECIFE – o aeroporto local superou em 4,4% a movimentação de passageiros registrada no mês de julho de 2019. O número saltou de 785 mil viajantes para 820,1 mil. Em relação a 2021, o crescimento chegou a 32%. Quando analisada as informações do primeiro semestre deste ano, a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) informou a passagem de 5,14 milhões de passageiros no terminal, superando em 2% o registrado no mesmo período de 2019.

JOÃO PESSOA – Outro terminal nordestino que apresentou alta foi o de João Pessoa (PB). Operado pela Aena Brasil, o aeroporto compilou aumento de 1,5% no número de passageiros embarcando e desembarcando na capital paraibana. Ao todo, o mês de julho registrou a movimentação de 113,7 mil passageiros de diversos destinos do Brasil. Analisado perante o mês anterior, junho, quando 88,4 mil viajantes passaram pelo terminal, o crescimento chegou a 28,5%.

Informações do Ministério do Turismo

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias