Agência dos EUA financia estudo para criação de companhia aérea em enclave isolado do Timor-Leste

Foto de sever180 via DepositPhotos

A Agência de Comércio e Desenvolvimento dos EUA (USTDA) vai financiar um estudo de viabilidade para a criação de uma companhia aérea regular de passageiros para servir o enclave isolado de Oé-Cusse Ambeno, em Timor-Leste. Esta iniciativa visa melhorar as ligações aéreas dentro do país e aumentar a conectividade aérea internacional.

Localizado na parte ocidental da ilha de Timor, Oé-Cusse Ambeno é separado do resto de Timor-Leste pelo território indonésio. O único aeroporto comercial de Oé-Cusse Ambeno é servido por um voo diário para a capital de Timor-Leste, Díli. Esse voo é realizado pelo governo canadense em conjunto com a Kenn Borek Air usando aeronaves Twin Otter.

Para realizar este estudo de viabilidade, a USTDA contratou a Alton Aviation Consultancy, sediada em Nova Iorque. Esta companhia seria criada com o objetivo de ligar regiões não contíguas de Timor-Leste e para aumentar o tráfego de passageiros e carga para Oé-Cusse Ambeno e Timor-Leste, pois o número de passageiros diários que utilizam o serviço MAF existente é muito baixo.

De acordo com um comunicado da USTDA, o estudo desenvolverá um caso de negócios detalhado para a nova companhia aérea e revisará o atual e potencial mercado de aviação comercial de Timor-Leste. Serão também avaliadas as opções de propriedade empresarial da companhia aérea, modelos operacionais, estratégia de rede e de frota, incluindo um modelo financeiro baseado em duas estruturas prioritárias de propriedade empresarial.

A USTDA tem uma presença estabelecida em Timor-Leste, um país que só conquistou a sua independência em 2002. O país é dos menos conectados do Sudeste Asiático, com a Aero Dili e a MAF como suas únicas companhias aéreas regulares operacionais.

Este estudo de viabilidade faz parte das atividades da USTDA no âmbito do Programa de Cooperação de Aviação EUA-Sudeste Asiático e Pacífico. O programa trabalha com as partes interessadas da aviação no Sudeste Asiático e nas Ilhas do Pacífico para criar programas que promovam a cooperação técnica, política e comercial na aviação civil.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias