Agentes da Defesa Civil de Sergipe recebem Curso Básico de Operação de Drones

Imagem: Assessoria de Comunicação / Sedurbi

O Governo de Sergipe informou nesta semana que está focando em abraçar a tecnologia moderna como uma aliada na sua missão de proteger e socorrer a população em situações de emergência. Para isso, realizou o Curso Básico de Operação de Drones, voltado aos profissionais da Superintendência Estadual de Proteção e Defesa Civil (Supdec).

A capacitação, que uniu teoria e prática durante três dias, ofereceu uma imersão nos fundamentos de operação de drones, regulamentações aéreas, planejamento de missões, aquisição e processamento de dados, além de instruções de como pilotar o equipamento.

Nesta última quarta-feira, 9 de agosto, no Parque da Cidade, foi o dia de campo, onde os agentes tiveram a oportunidade de operar drones, enfrentando desafios reais em ambiente simulado.

A assessora técnica da Defesa Civil estadual, Alice Evangelista, comentou que está há três anos e seis meses na Defesa Civil e é a primeira vez que tem contato com esse tipo de equipamento.

“Com o auxílio do drone, poderemos aprimorar os serviços e as condições de trabalho, principalmente na questão das vistorias, pois o drone consegue chegar a locais cujo acesso físico é muito difícil, se aproximando do nosso objeto de estudo em questão. É algo que aumentará a minha bagagem profissional e que poderei utilizar em diversas áreas, já que é um instrumento muito amplo”, afirmou a assessora técnica.

Para o coordenador de Resposta e Gestão de Desastres da Supdec, Cícero Oliveira, o resultado desse curso é uma equipe mais habilidosa e confiante, pronta para tomar decisões informadas e estratégicas durante situações de emergência.

“A capacitação foi de grande valia, porque com esse equipamento estaremos aptos a utilizá-lo nas nossas atividades rotineiras, a exemplo de vistorias em área de risco e de difícil acesso, tendo mais facilidade de chegar até esses locais e filmá-los, e assim ajudar em nossos laudos”, comentou Cícero.

O piloto e repórter fotográfico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Marcos Rodrigues, foi um dos ministrantes do curso. Ele elogiou a iniciativa do Governo do Estado ao equipar os membros da Defesa Civil de Sergipe com conhecimento e proficiência em operar drones.

“Isso fortalece a equipe e a sua capacidade de tomar decisões informadas em situações críticas. Ao realizar mapeamentos precisos e avaliar áreas vulneráveis, os profissionais da Defesa Civil estão posicionando Sergipe na vanguarda da proteção comunitária e na mitigação de riscos”, disse Marcos.

Segundo Francisco Faria, ministrante do curso por meio da Associação Brasileira de Multirrotores (ABM), o treinamento representa um passo significativo em direção a um futuro mais seguro, demonstrando o compromisso do Governo de Sergipe em preparar seus profissionais para os desafios emergenciais.

“O uso da aeronave drone é de extrema importância para todas as instituições, e para a Defesa Civil faltava isso, porque trabalha muito com unidades colapsadas. Sabemos que várias estruturas necessitam de um olhar diferenciado e com agilidade maior, e é isso que essa ferramenta tem trazido. O Governo do Estado está de parabéns, porque demonstra que qualifica o seu servidor”, finalizou Francisco.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias