Agricultores fazem novo mutirão para acelerar obras do aeroporto de Santo Ângelo (RS)

Foto: ACISA Santo Ângelo

Em reunião realizada na quarta-feira (28) ficou definida a formação de uma nova força-tarefa, envolvendo o Governo Municipal e as entidades representativas de Santo Ângelo, desta vez para as obras de ampliação da área do estacionamento do Aeroporto Regional Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo.

Poucos meses atrás, uma ação parecida reuniu dezenas de tratores de agricultores locais e construiu o aterramento da cabeceira pista no aeroporto, concluindo em pouco mais de dez dias, uma obra estimada para seis meses. O movimento reuniu cerca de 170 voluntários, mais de uma centena de máquinas e movimentou 40 mil cargas de terra.

Segundo a prefeitura local, a união do Governo Municipal e das entidades representativas para atender as exigências da Agência Nacional da Aviação Civil, garantiu a nova rota de voos comerciais da GOL Linhas Aéreas entre Santo Ângelo e São Paulo.

A nova obra

De acordo com o prefeito, nas obras do estacionamento será utilizado um número bem menor de maquinário, porém de imprescindível auxílio para a conclusão do novo espaço em tempo ágil.

Na área de mais de 12 mil metros quadrados, em frente ao aeroporto, será suprimida a vegetação, executada a limpeza do espaço para a pavimentação asfáltica, além da instalação do sistema de iluminação com tecnologia LED. Conforme o projeto apresentado pela URI, serão abertas 394 vagas de estacionamento para veículos e ônibus de turismo.

Também participaram da reunião na quarta-feira os secretários municipais João Baptista Santos da Silva (Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação) e Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano); o presidente do Sindicato Rural, Laurindo Nikititz, e o diretor Elso Everling; o presidente do Aeroclube, Paulo Dalla Porta; o engenheiro Bóris Sokolovicz, da URI Santo Ângelo; e o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Antônio Cardoso.

A movimentação da força-tarefa no aeroporto já iniciou nesta quinta-feira, dia 29.

Os voos

A linha aérea entre o Aeroporto Regional Sepé Tiaraju e o Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro, localizado no Bairro de Cumbica, em Guarulhos, terá início dia 18 de outubro em três frequências semanais de ida e volta – às terças, quintas e sábados.

Entre os dias 18 e 29 de outubro, o voo sai de São Paulo/Guarulhos às 17h45min e pousa no Aeroporto Sepé Tiaraju às 19h30min. O caminho oposto tem saída de Santo Ângelo às 20h10min e aterrissa em Guarulhos às 21h55min. A partir de 30 de outubro, o fluxo de ida e volta será realizado no período da tarde até o início da noite. Os voos serão operados com a aeronave Boeing 737-700, com capacidade para 138 passageiros.

Informações da Prefeitura de Santo Ângelo

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

SAFE Escola de Aviação inaugura sua primeira base satélite em aeroporto...

0
A nova unidade, no interior de São Paulo, fica baseada em um ponto estratégico para a escola e também com condições meteorológicas favoráveis.