Airbus A320neo tem asa danificada ao pousar após perder fluido hidráulico

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A320neo Sky Airline

Um Airbus A320 teve sua asa danificada no último dia 26 de março, em um incidente registrado no pouso após um problema de perda de fluido hidráulico durante o voo.

Segundo informações levantadas pelo The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A320neo registrado sob a matrícula CC-AZE, operado pela subsidiária peruana da companhia aérea chilena Sky Airline.

O jato estava realizando o voo de número H2-5142, tendo partido de Arequipa, no Peru. A aeronave descia em direção ao aeroporto de seu destino, a capital peruana Lima, quando a tripulação relatou uma falha hidráulica.

A aeronave de matrícula CC-AZE no voo do dia 26 – Imagem: RadarBox

A tripulação continuou a aproximação da aeronave e concluiu um pouso seguro na pista 15 de Lima, mas parou na pista, pois não era capaz de alterar sua direção de deslocamento em solo devido à falta de controle direcional da roda do trem de pouso de nariz, acionada hidraulicamente.

A autoridade de investigação de acidentes (AIB) do Peru relatou que o fluido do sistema hidráulico amarelo foi completamente perdido, causando também a falha do sistema de direção da roda do nariz.

Além disso, a autoridade informou que a banda de rodagem do pneu nº 2 se soltou, causando danos à superfície inferior da asa esquerda, além de fraturar e dobrar a linha hidráulica localizada no compartimento do trem de pouso principal esquerdo, porém, não é fornecida informação complementar sobre alguma possível associação entre a pane hidráulica e o problema do pneu.

A ocorrência foi classificada pela AIB como um incidente grave e uma investigação foi aberta para determinar o que pode ter causado a perda completa do fluido hidráulico.

Dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox mostram que até a publicação desta matéria neste domingo, 11 de abril, mais de 15 dias após o pouso em Lima, o A320 CC-AZE continua fora de operação.

Recentemente, apresentamos alguns detalhes informativos sobre os três sistemas hidráulicos dos Airbus A320, identificados por nomes de diferentes cores, após uma pane com o sistema amarelo de um jato da Azul Linhas Aéreas. Caso queira rever o conteúdo, basta clicar aqui ou no título abaixo para acessar.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias