Airbus dá mais um revide na Qatar e entra com ação pedindo US$ 220 milhões dos árabes

Como forma de reagir à disputa judicial com a Qatar Airways, a Airbus entrou com um pedido na justiça britânica, nesta segunda-feira (28), por mais de 220 milhões de dólares em danos materiais relacionados aos cancelamentos de entregas de dois jatos Airbus A350 da empresa árabe, relatou a Reuters.

Em outro processo, a transportadora nacional do Catar pede uma indenização de US$ 600 milhões da Airbus por problemas de pintura em cerca de 22 aeronaves A350, que também afetariam sua segurança e, por consequência, teria obrigado a Qatar a mantê-los sem voar.

O caso envolvendo as duas grandes empresas é raro na indústria da aviação e expõe a realidade do mercado, que geralmente está nos bastidores, oculta por rostos sorridentes, apertos de mão e notícias sempre positivas. As exposições têm acontecido de ambos os lados.

Enquanto a Qatar fez um vídeo com a degradação da pintura dos A350 e jogou na mídia, a Airbus deu publicidade a um contrato “secreto” em que mostra os milhões de dólares em descontos concedidos à empresa aérea árabe.

Essa história ainda promete inúmeros desdobramentos e quebras de contrato. Ambos os lados parecem estar dispostos a tudo para saírem vencedores.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ATR anuncia a venda de 10 aviões ATR 72-600 para a...

0
A ATR anunciou a venda de 10 aviões ATR 72-600 para a Avation PLC. As entregas estão previstas entre 2025 e 2028. O contrato