Airbus e Air France são inocentadas na Justiça no caso da queda do voo AF-447

Foto por Pawel Kierzkowski – CC BY SA

A companhia aérea Air France e a fabricante Airbus foram inocentadas de culpa no caso da queda do voo AF-447 entre Rio e Paris. Mais de 14 anos após o acidente que vitimou 228 pessoas, incluindo 58 brasileiros, o tribunal de apelação de Paris absolveu a Air France e a Airbus de homicídio culposo.

O Airbus A330-200 da Air France sobrevoava o Oceano Atlântico num voo do Rio para Paris quando um dos sensores ficou congelado, levando informações errôneas para os pilotos, que acabaram tirando a aeronave do voo estabilizado e levando-a à queda.

O relatório final aponta que a falha já era conhecida da Airbus e a fabricante tinha orientado as empresas sobre a situação, mas a Air France não teria adotado na época nenhuma medida específica sobre o assunto. A confusão na cabine também teria contribuído para a queda da aeronave.

Este caso já tinha sido arquivado em 2019, mas foi reaberto após familiares das vítimas e o sindicato de pilotos recorrerem. A alegação principal destas partes é que a Air France não deu a instrução necessária para que os pilotos saíssem de uma situação crítica como a vivida a bordo e que a Airbus subestimou o problema.

Já o juiz deu o entendimento hoje de que os pilotos, a companhia e a fabricante fizeram o máximo possível para que o acidente não ocorresse, eximindo as partes de culpa.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias