Airbus e DG Fuels impulsionam produção de combustível de aviação (SAF) sustentável nos EUA

Imagem: Airbus

A Airbus anunciou na terça-feira, 12 de setembro, que se tornou uma parceira estratégica da DG Fuels, uma empresa emergente em combustíveis de aviação sustentáveis (SAF).

Os combustíveis de aviação sustentáveis desempenham um papel crucial na viabilização do caminho de descarbonização da aviação. Estamos comprometidos em apoiar todos os esforços que contribuam para torná-los disponíveis em grande escala ao redor do mundo“, disse o CEO da Airbus, Guillaume Faury.

A parceria com a DG Fuels apoia o surgimento de uma nova trajetória tecnológica que permite a produção de SAF a partir de uma gama mais ampla de resíduos e fontes de resíduos, primeiro nos EUA, com potencial para produção em larga escala em todo o mundo.

O sistema de produção de combustível da DGF é baseado inteiramente em produtos de resíduos celulósicos, como resíduos de madeira da indústria madeireira e fontes de energia renovável, como energia eólica e solar.

A planta da DGF visa ter uma capacidade de produção inicial de 120 milhões de galões americanos (454 milhões de litros) de SAF por ano em média, o que poderia economizar aproximadamente 1,5 milhão de toneladas de emissões de CO₂ anualmente a partir de 2026.

A equipe da DGF está entusiasmada por ter finalizado essa parceria de SAF com a Airbus“, comentou Michael Darcy, presidente e CEO da DG Fuels, “e estamos ansiosos para trabalhar juntos para acelerar a instalação inicial de SAF na Louisiana e a subsequente expansão em várias localidades nos Estados Unidos e além.

A parceria com a Airbus apoia o objetivo da DG Fuels de lançar o processo de participação acionária e chegar a uma decisão final de investimento (DFI) na construção da primeira planta de SAF da DG Fuels nos Estados Unidos.

A decisão é esperada para o início de 2024. Neste contexto, a Airbus e a DGF concordaram que uma parte da produção da primeira planta beneficiará os clientes da Airbus.

Este projeto está alinhado com o SAF Grand Challenge patrocinado pelo governo dos EUA, que visa reduzir custos, melhorar a sustentabilidade e expandir a produção doméstica de SAF. Este programa tem como objetivo produzir 3 bilhões de galões americanos (11,3 bilhões de litros) de combustível de aviação sustentável doméstico por ano, alcançando pelo menos uma redução de 50% nas emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida em comparação com o combustível convencional até 2030 e 100% do consumo previsto de combustível de aviação – ou 35 bilhões de galões americanos de produção anual – até 2050.

Informações da Airbus

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias