Airbus estuda reorganizar sua gestão com um novo chefe responsável pela fabricação de aeronaves

Divulgação – Airbus

A Airbus estaria contemplando uma reorganização de sua administração para reforçar suas prioridades estratégicas, segundo fontes da empresa citadas pela Reuters. Atualmente, o CEO Guillaume Faury lida com a dupla responsabilidade de liderar a Airbus em um cenário industrial extremamente complexo e liderar o grupo aeroespacial e de defesa. 

A reestruturação planejada, pendente de aprovação do conselho, designaria um líder separado para a divisão de fabricação de aeronaves, permitindo assim que Faury se concentrasse em iniciativas estratégicas mais amplas.

Segundo o Aviacionline, a reestruturação pode ser uma resposta a uma série de crises, incluindo interrupções na cadeia de suprimentos que exigiram um reexame da organização interna da Airbus. Embora os detalhes do novo papel em potencial permaneçam incertos, ele procuraria manter uma cadeia de comando clara, evitando os conflitos internos do passado.

Fontes internas sugerem Bruno Even, atual CEO da Airbus Helicopters e leal a Faury, como um possível candidato para o novo cargo. A mudança é vista como uma tentativa de imitar o modelo de gestão da rival Boeing, onde cada divisão tem seu próprio líder.

À medida que a Airbus navega pela instabilidade geopolítica e pelo ambiente de negócios pós-pandemia, ela precisa enfrentar desafios estratégicos, bem como a saída de vários líderes operacionais seniores do círculo imediato de Faury. A reestruturação proposta destina-se a garantir que a Airbus permaneça em curso com suas ambiciosas metas de produção.

Mais detalhes sobre a reestruturação, bem como a direção estratégica da empresa, podem ficar claros quando a Airbus divulgar seus lucros semestrais nesta quarta-feira (26).

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias