Airbus firma parceria para estabelecer hub de Aviação Sustentável em Singapura

Imagem ilustrativa: tbtb, via Depositphotos (sob licença)

A Airbus assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Junta de Desenvolvimento Econômico de Singapura (EDB) para facilitar o estabelecimento de um Hub de Aviação Sustentável com foco específico em tecnologia, pesquisa e inovação.

Sob este MoU, ambas as partes pretendem iniciar discussões para facilitar o estabelecimento do Hub de Aviação Sustentável em Singapura. O Hub reunirá profissionais da aviação, pesquisadores e inovadores para criar um ambiente colaborativo que promova pesquisa e desenvolvimento voltados para a construção de um ecossistema de aviação robusto e ambientalmente sustentável. O Hub se concentrará nas seguintes áreas-chave de desenvolvimento:

Descarbonização da Aviação: Para apoiar a transição global para a aviação descarbonizada, o Hub se concentrará na pesquisa e análise da cadeia de abastecimento de Combustível de Aviação Sustentável (SAF) e tecnologias baseadas em hidrogênio.

Manutenção, Serviços e Operações: O Hub se concentrará em avançar na manutenção, serviços e operações dentro da indústria aeroespacial, aproveitando tecnologias de ponta e melhores práticas.

Gestão de Tráfego Aéreo e Gestão de Tráfego Aéreo Não Tripulado: O Hub trabalhará em projetos voltados para a modernização e melhoria dos sistemas de gestão de tráfego aéreo (ATM), bem como o campo emergente da gestão de tráfego aéreo não tripulado (UTM).

Este projeto inclui o design, desenvolvimento, teste e validação de tecnologias de aviação sustentável de próxima geração e melhores práticas na indústria. O Hub de Aviação Sustentável será hospedado no Campus da Airbus em Singapura, no Parque Aeroespacial de Seletar.

Uma prioridade para o Hub é trabalhar em estreita colaboração com empresas locais, universidades e instituições de pesquisa para facilitar a troca de conhecimento, desenvolvimento de talentos e iniciativas de pesquisa conjunta. Um programa abrangente de desenvolvimento de talentos também será estabelecido para nutrir profissionais, pesquisadores e inovadores locais da aviação por meio de estágios, cursos de treinamento e programas conjuntos com o apoio das equipes globais de pesquisa da Airbus.

“Singapura é sede da Airbus na Ásia-Pacífico, dada sua localização estratégica, políticas pró-inovação, força de trabalho altamente qualificada e fortes capacidades de pesquisa. Portanto, é uma escolha ideal para liderar uma iniciativa como esta aqui. Este projeto está alinhado com o compromisso da Airbus de liderar a descarbonização do setor aeroespacial. Estamos ansiosos para explorar juntos o desenvolvimento de novas tecnologias e investir em soluções para aviação de baixo carbono”, disse Sabine Klauke, Diretora de Tecnologia da Airbus.

O Hub de Aviação Sustentável da Airbus representa mais um marco na parceria de longa data de Singapura com a Airbus. Tornar a aviação mais verde é um componente importante na descarbonização de nosso planeta. Cingapura está se associando a empresas líderes do setor aeroespacial para impulsionar tecnologia, pesquisa e inovação e desenvolvimento de talentos para apoiar o crescimento sustentável da indústria da aviação”, disse a Sra. Jacqueline Poh, Diretora Administrativa da Junta de Desenvolvimento Econômico de Singapura.

A relação colaborativa de longa data entre a Airbus e a EDB, que começou há quase duas décadas, é uma força motriz por trás deste compromisso conjunto de apoiar o lançamento do Hub de Aviação Sustentável na cidade-estado.

Informações da Airbus

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias