Airbus inaugura novo hangar de montagem da fuselagem traseira do modelo A321 XLR em Hamburgo

A Airbus está avançando seu sistema industrial e expandindo a capacidade com um novo hangar automatizado para otimizar a produção do modelo A321XLR, que foi inaugurado oficialmente hoje. Com isso, a Airbus continua a modernização e digitalização do seu sistema industrial e amplia sua capacidade de aumento de produção no programa A320 para 75 unidades mensais até 2026.

“A unidade da Airbus em Hamburgo desempenha um papel significativo no desenvolvimento e produção do A321XLR. Com nosso novo hangar e equipamentos de última geração, estamos agora ampliando nossa capacidade de fabricação de fuselagens do A321 e dando uma importante contribuição para apoiar nosso ramp up. Ao mesmo tempo, reafirmamos a importância de Hamburgo para a Airbus”, disse André Walter, chefe de produção de aeronaves comerciais da Airbus na Alemanha. “O design do edifício reflete os mais recentes padrões de produção e sustentabilidade.”

Peter Tschentscher, prefeito de Hamburgo disse: “Hamburgo é o local central para o desenvolvimento e produção das aeronaves de corredor único da Airbus. Com o A321XLR, o novo carro-chefe da família A320 será montado nas instalações de Finkenwerder, estabelecendo novos padrões em termos de sustentabilidade, eficiência e alcance. O início da produção no novo hangar de instalação de equipamentos é um projeto importante para Hamburgo como o terceiro maior centro de aviação civil do mundo.”

“Este investimento no hangar de instalação de equipamentos A321XLR nas instalações da Airbus em Hamburgo é um marco importante na transição da aviação para a neutralidade climática. Esta transformação é a chave para tornar a Alemanha uma localização aeroespacial competitiva e orientada para o futuro”, disse Anna Christmann, coordenadora do Governo Federal da Política Aeroespacial Alemã. “Estou muito satisfeita que a Airbus esteja se posicionando como pioneira na aviação sustentável e que estejamos nos unindo para acelerar ainda mais o progresso em direção à aviação neutra para o clima.”

No novo hangar de instalação de equipamentos, com 9.600 m2 de espaço de produção, denominado H259, serão instalados e montados todos os componentes das fuselagens traseiras da aeronave A321 XLR – também construída em Hamburgo.

O hangar está equipado com uma gama completa de tecnologias de ponta para operações e fabricação, como logística automatizada, sistemas totalmente digitais e estações de teste que podem informar o status de cada seção da fuselagem (tanto em termos de logística e recursos) a qualquer momento.

As seções da fuselagem são equipadas com todos os sistemas elétricos e mecânicos, bem como outros elementos como janelas, painéis de piso ou antenas externas, numa linha automatizada composta por oito estações. Cada seção é extensivamente testada logo após a instalação dos sistemas e depois transferidas para a linha de montagem final também em Hamburgo.

As estações no novo hangar foram planejadas em colaboração com os funcionários para criar um fluxo de produção eficiente e um ambiente de trabalho moderno e ergonomicamente otimizado. Além disso, o design de interiores também se concentrou em garantir condições ideais de cooperação entre os colaboradores da produção e das funções de apoio.

A estrutura foi planejada e construída de forma sustentável. Um sistema fotovoltaico de 3.000 m2 na cobertura abastece o hangar com eletricidade e o excedente é utilizado para abastecer o local. O bloco de escritórios do lado sul oferece um excelente nível de isolamento graças ao amplo isolamento do teto e das paredes. Um sistema de controle totalmente automático de aquecimento, ventilação e iluminação complementa as medidas.

O A321 XLR é o próximo passo evolutivo do A320neo, em resposta às demandas do mercado por ainda mais alcance e carga útil, criando mais valor agregado para as companhias aéreas. Ele proporcionará um alcance sem precedentes (“Xtra-longo”) de até 4.700 milhas náuticas (cerca de 8.700 km) – 15% mais alcance que o A321LR – e com consumo de combustível 30% menor por assento em comparação com aeronaves concorrentes da geração anterior, bem como emissões reduzidas de NOx e ruído.

O A321XLR tem atualmente quase 570 pedidos de 27 clientes em todo o mundo. A entrada em serviço está prevista para o segundo trimestre de 2024.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias