Airbus procura clientes para adiantar entregas da United e fazê-la desistir do 737 MAX

A Airbus está tentando de várias maneiras se aproveitar da situação atual da Boeing com o 737 MAX, e tenta adiantar as entregas da United.

A companhia aérea americana United Airlines foi a última tradicional empresa dos EUA a comprar o Airbus A321, seguindo os passos da concorrente American e Delta. Por outro lado, foi uma das primeiras a comprar o Boeing 737 MAX, principalmente do modelo maior de toda a série 737, o MAX 10.

No entanto, hoje existe uma grande desconfiança no MAX, ao ponto da própria United sinalizar que estaria considerando a não tê-lo mais na frota, cancelando o pedido ou pegando unidades dos menores modelos, o MAX 8 e o MAX 9.

A Airbus vê uma grande oportunidade de aumentar sua encomenda de jatos A321neo nisso e tem conversado principalmente com lessores, que são bancos e financeiras que compram os aviões para então alugá-los para as companhias aéreas, para ceder o slot de entrega.

Quando qualquer empresa compra um jato novo, ela também define quando ele será entregue e a fabricante programa isso em vários espaços de tempo, que podem ser modificados por algum problema como a Boeing tem tido com o 737 MAX, assim como à pedido do cliente.

Os lessores por vezes modificam estes slots por não encontrarem um operador para estas aeronaves que estão prestes a entrar na linha de montagem. E a Airbus tem apostado nessa flexibilidade dos lessores para convencê-los a cederem o slot de entrega para a United, que receberia o A321neo antecipadamente a fim de cobrir o espaço deixado pelo atraso do 737 MAX 10, como informa a Bloomberg.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias