Airbus tem aprovação para aumentar ainda mais o peso máximo do A350-1000

A Airbus recebeu aprovação para aumentar ainda mais o peso máximo de decolagem do seu maior avião em produção: o A350-1000.

Foto – Clément Alloing

A EASA, a Agência Europeia de Segurança da Aviação, publicou ontem um documento atualizado do Certificado de Tipo do Airbus A350-1000, a maior aeronave em produção na Europa.

Neste documento, o Peso Máximo de Decolagem (MTOW) do modelo foi aumentado de 319 toneladas para 322 toneladas, um ganho de 3.000kg ou 0,94%. A diferença, apesar de pequena, permite levar mais combustível ou mais carga útil (passageiros ou carga), aumentando o alcance ou número de pessoas a bordo.

Esta modificação em específico é voltada para o A350-1000ULR, aeronave feita especialmente para o Projeto Sunrise da australiana Qantas, que pretender utilizar este avião para fazer voos sem escalas de Sydney para São Paulo.

Para isso, a aeronave terá uma capacidade de combustível aumentada, sendo necessário um aumento no MTOW. Esta capacidade já tinha sido aumentada para 319 toneladas anteriormente, mas a Airbus quis uma folga maior para poder entregar o avião para a Qantas em breve.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias